Inicio » Minas Gerais » MG – Chega a 116 o número de mortes por gripe em Minas Gerais

MG – Chega a 116 o número de mortes por gripe em Minas Gerais

MG – Chega a 116 o número de mortes por gripe em Minas Gerais

Só neste ano, 116 pessoas morreram vítimas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais. Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados nesta sexta-feira (29), a maioria dos óbitos – 110 deles, foram causados pelo vírus H1N1. Belo Horizonte é a cidade mineira com maior número de mortes, 23 no total. 

MG - Chega a 116 o número de mortes por gripe em Minas Gerais
MG – Chega a 116 o número de mortes por gripe em Minas Gerais

 

De acordo com a SES, o aumento grande no número de óbitos em uma semana (mais de 20%, já que até a última sexta-feira (22) eram 94), não expressam ocorrências recentes. Isso porque, a confirmação das mortes em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pelo vírus Influenza, só ocorre após liberação de resultado de exame laboratorial especifico para o diagnóstico.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Sendo assim, o registro é acumulativo e diz respeito a todo o período de janeiro a julho de 2016. No entanto, o quadro que já é ruim pode piorar, porque ainda existem 129 casos não analisados e outros 125 exames ainda estão pendentes, o que pode elevar os números.

Até o momento, do total, 110 mortes foram por Influenza A (H1N1), sendo 40 por Influenza A não subtipado; três por influenza B (sendo um de morador de município do estado de São Paulo), além de outros três óbitos não classificados. Nestes casos, de acordo com a Secretaria, não foi possível realizar o exame laboratorial, mas os pacientes tiveram vínculo com pessoas que também tiveram Influenza.

Já o número de pessoas que tiveram SRAG, em todo o estado, desde janeiro, chegou a 3.815, sendo 360 deles relacionados ao vírus Influenza. De acordo com a SES, os casos de gripe ficam mais comuns no outono e inverno, mas ocorrem durante todo ano. Mais informações de prevenção, cuidados e tratamentos podem ser encontrados no site da Secretaria de Saúde.

Anos anteriores

Segundo os dados da SES, as mortes por gripe neste ano são muito superiores as registradas nos anos anteriores. Em relação a 2015, por exemplo, o número já é 7 vezes maior. Faltando cinco meses para o final do ano, os dados quase alcançam o ano de 2013, que teve 148 óbitos, mas ainda está longe do ano mais fatal, 2009, que teve 214 pessoas vítimas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).