Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

CANDIDATURA ÚNICA

Pela primeira vez na história do Norte de Minas, em vários municípios da região a eleição deve acontecer com candidatura única. Ainda não é possível cravar, mais em cidades como Ubaí, Gameleira, Curral de Dentro e São João do Paraíso esta tem sido a tendência. Outras cidades também estão na lista o que só saberemos de quarta para quinta-feira.

TAIOBEIRAS

Conforme antecipou a coluna, em convenção realizada no sábado, em Taiobeiras, a chapa puro sangue do PMDB foi confirmada para a disputa na majoritária. O nome do empresário Carlito Arruda foi confirmado como candidato a prefeito tendo o vereador Valmir Batista (Pezão) como vice. Vale lembrar que o vereador foi o mais votado na eleição de 2012.

VEREADOR TAIOBEIRAS

É falando em Taiobeiras, outra notícia é a de que o advogado e empresário José Messias (PRB), que havia manifestado interesse em participar da disputa majoritária, decidiu por concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal. Até que prove o contrário, Zé Messias é cotado para figurar entre os mais votados no município.

SALINAS

Em Salinas, conforme era previsto, já está definida a disputa na majoritária. As convenções ocorreram neste final de semana. Foi confirmada a reedição da chapa Kincas Ciclodias (PT) e Tião de Olegário (PMDB). Pela oposição, a principal candidatura confirmada na convenção tem como cabeça de chapa o ex-prefeito Zé Prates (PSB), e como vice, o empresário Heli Durães (PSB). Outras candidaturas estão colocadas, mas mesmo não tendo bola de cristal é possível adiantar que a disputa fica mesmo entre Kincas e Zé Prates.

DEPUTADO FEDERAL

O deputado estadual Paulo Guedes (PT), que desistiu da disputa pela prefeitura de Montes Claros, vem percorrendo os municípios do Norte de Minas já fazendo amarrações visando à disputa de 2018. Já trabalha para ser candidato a deputado federal. Em Glaucilândia, fechou com o ex-prefeito Marcelo Brant (PDT), com o compromisso de o grupo apoiar no próximo pleito, Guedes federal e Carlos Pimenta (PDT) estadual.

PSOL
Até como respeito a todos os candidatos, não poderíamos deixar de registrar neste espaço convenção realizada na tarde deste sábado, na Câmara Municipal de Montes Claros, que homologou o nome da jovem Jéssica Vianna como candidata a prefeita tendo como vice o médico Lineu Camargo.

BURITIZEIRO

Coligação realizada neste final de semana confirmou a candidatura à reeleição do prefeito de Buritizeiro, Luizinho Carneiro (PSB). Sem entrar no mérito da questão, é fato de que naquele município será uma disputa acirrada entre Luizinho e Anderson Braga, que é irmão do ex-prefeito de Pirapora Warmillon Braga, e que disputou a eleição de 2012. Hoje seria difícil cravar o resultado do pleito de outubro. Vale lembrar que o vice do atual prefeito será Carlos do IEF (PTB).

CONVENÇÃO DO PSB

É fato de que as atenções em relação às convenções que ocorrerão nesta quinta e sexta-feira, em Montes Claros, ficam em torno da convenção marcada para a partir das 13 horas, de quinta-feira, no Gold Eventos, onde o PSB confirmará o nome do prefeito Ruy Muniz como candidato à reeleição. Na prática, a curiosidade fica por conta dos partidos e lideranças que estarão fazendo parte da embarcação de Muniz.

IBIAÍ

No município de Ibiaí, até então, estava a dúvida se a oposição apresentaria como candidata à chefia do executivo, a ex-prefeita Marinilza Mota, ou sua irmã, a defensora pública, Maurina Mota. Na convenção realizada neste final de semana acabou de vez com a dúvida, ficando decidido que a candidata será a advogada Maurina, que terá Dr. Paulo Vicente como companheiro de chapa. A coligação conta com o PMDB, PT, PV, PSDB e PT do B. Mesmo não tendo bola de cristal, tudo caminha para a vitória da oposição naquele município.

PRAZO FINAL

Muitos partidos e candidatos na disputa majoritária estão acreditando que realizam nesta semana a sua convenção e terão condições de fechar a ata somente no dia 15, que é o prazo da justiça para oficialização dos nomes dos que estarão na disputa. Vale lembrar que as regras para o pleito deste ano determinam que após 24 horas da convenção, os partidos terão que submeter a relação dos candidatos à Justiça Eleitoral.

MUDANÇAS

Peço compreensão aos leitores, por não aprofundar no cenário político de Montes Claros, na coluna de hoje e de amanhã. É que as conversas envolvendo os diversos partidos estão a todo vapor e, de uma hora para outra, pode mudar. Corremos o risco de divulgar aqui um acordo que não sustentará nas convenções desta quinta e sexta-feira, apesar de entender que dificilmente ocorrerão surpresas significativas.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).