Inicio » Cultura MOC » Festas de Agosto – Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏

Festas de Agosto – Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏

Festas de Agosto – Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏

A Secretaria Municipal de Cultura realiza anualmente aquela que é considerada a maior e mais tradicional festa do Norte de Minas. Fé, alegria, beleza, cor, tradição, choro, animação e inúmeros outros ingredientes se misturam para compor o caldeirão de emoção que transforma Montes Claros, mais do que em qualquer outro período, em “cidade da arte e da cultura”.
Festas de Agosto - Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏ -Foto: Márcia Vieira
Festas de Agosto – Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏ -Foto: Márcia Vieira

 

São 177 anos de evento e 38 anos de Festival Folclórico. O primeiro, mais focado na devoção, enquanto o segundo é constituído de apresentações artísticas, em geral, alusivas ao tema Agosto/Folclore. Para Pedro Ferreira, coordenador de eventos da Secretaria de Cultura, “um evento vem para complementar o outro. A harmonia é que faz funcionar. Mantém a tradição e valoriza sobretudo  os artistas regionais”, diz .

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Pedro destaca que “embora seja o evento mais complexo, pela duração e pelo número de pessoas envolvidas, a Festa de Agosto é também a mais esperada do ano. A Secretaria é responsável pelo custeio do palco, som, iluminação, decoração, transporte, além de toda a logística que envolve o evento.”
Outro ponto positivo, de acordo com o coordenador,  é que o festival oportuniza renda para muitas famílias: “o dinheiro obtido com a venda das barracas é todo repassado aos seis grupos. Cada chefe recebe a verba que é utilizada para ajudar na confecção das roupas, entre outras coisas. Temos 20 barracas com comidas diversas e cerca de dez pessoas trabalham em cada barraca neste período”.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

A festa terá início no próximo dia 17 de agosto. Pela manhã, o desfile dos grupos começa com concentração na Praça do Automóvel Clube e percorre toda a cidade até a Igreja do Rosário, na Praça Portugal, quando então é realizada a missa. À noite, os grupos saem da casa do festeiro e chegam também à Igreja do Rosário, só que desta vez o encontro acontece do lado de fora da igreja, com o levantamento do mastro, um dos momentos mais emocionantes das Festas de Agosto. Já as barracas e as apresentações estarão este ano na Praça da Matriz.
Por Márcia Vieira

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Norte de Minas – Mirabela recebe encontro de carros antigos neste domingo

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).