Inicio » Minas Gerais » MG – Fundação Ezequiel Dias completa 109 anos como referência em saúde pública

MG – Fundação Ezequiel Dias completa 109 anos como referência em saúde pública

MG – Fundação Ezequiel Dias completa 109 anos como referência em saúde pública

Instituição de relevância para o sistema público de saúde é pioneira e exclusiva em produção de soros, vacinas e princípios ativos para medicamentos.

Sede da Funed, no bairro Gameleira: instituição centenária
Sede da Funed, no bairro Gameleira: instituição centenária

 

A inauguração de uma galeria dos ex-presidentes, aberta para visitação a partir desta quinta-feira (4/8), marca a comemoração pelos 109 anos da Fundação Ezequiel Dias. Um ato simbólico para celebrar uma instituição que é referência nacional em produção de vacinas, estudos para medicamentos e vigilância na áera da saúde pública.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A galeria possui 27 quadros, com fotos no tamanho A4, e ficará exposta no hall em frente à presidência da Fundação, localizada na Rua Conde Pereira Carneiro, 80,  bairro Gameleira, em Belo Horizonte.  

“O propósito desta galeria é contar um pouco da história da Funed, por meio da trajetória daqueles que ocuparam a cadeira de presidente”, destaca a vice-presidente da Funed, Cármen Lúcia Soares Gomes.

Fundada em 1907, a Fundação é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e age de forma integrada com todo o sistema de saúde pública do estado, na promoção e proteção da saúde.

Com diferentes áreas de atuação, a Funed garante a integração e a qualidade de seus processos por meio da implementação, desde 2003, de um Sistema de Gestão da Qualidade, certificado pela ISO 9001:2008.

Pesquisa e Desenvolvimento

Na área de Pesquisa e Desenvolvimento, é referência em estudos científicos, a partir de venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas.

Além disso, a Funed busca gerar conhecimento e desenvolver potenciais produtos para aplicação na área da saúde, visando a descoberta de novos princípios ativos para medicamentos e de produtos necessários para tratamento e diagnóstico de doenças.

Com mais de 29 patentes depositadas e mais de 43 projetos de pesquisa em andamento, a instituição busca constantemente o desenvolvimento de bioprodutos para a saúde humana e animal.

Para isso, trabalha em parceria com outras empresas de base tecnológica, compartilhando recursos humanos, equipamentos de alto custo e infraestrutura, seguindo a tendência mundial de plataformas tecnológicas científicas.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Hoje, a Funed é reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado e trabalha para ampliar o acesso da população ao mundo científico. Com o Programa Ciência em Movimento, a Fundação percorre as cidades mineiras, levando exposições e atividades interativas sobre a saúde e a ciência.

Soros e vacinas

A Funed fabrica soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais, que são disponibilizados aos hospitais públicos de todo o país para tratamento de picada de animais peçonhentos.

É também o único laboratório público fornecedor da vacina contra meningite C para o Ministério da Saúde e um importante produtor de medicamentos antirretrovirais, usados no tratamento da Aids no Brasil.

Desde que entrou para o Programa Nacional de Imunização, o PNI, a Funed já entregou cerca de 53 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde, para imunização de crianças de seis a dois anos de idade. Em 2016 e 2017 serão mais de 15 milhões de doses de vacina distribuídas.

Vigilância sanitária

Outra atividade da Funed é a vigilância em saúde. O Instituto Octávio Magalhães, Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (Lacen/MG), é o responsável pelo monitoramento da qualidade dos alimentos, água e medicamentos consumidos pela população do estado.

Este trabalho se dá por meio das ações de vigilância sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, sendo a Funed o único órgão estadual autorizado a realizar as análises fiscais de produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário.

São feitas análises de agrotóxicos em alimentos, água para consumo humano, água para hemodiálise, sangue de doadores, medicamentos, saneantes e cosméticos, produtos para saúde, contaminantes metálicos etc.

Diagnósticos de alta complexidade

A Funed atua no diagnóstico laboratorial de alta complexidade de dezenas de doenças/agravos que acometem a população, como por exemplo, dengue, zika, chikungunya, H1N1, HIV/AIDS, hepatites, tuberculose, meningites, leishmanioses, Chagas, entre outras.

Alguns destes exames são realizados exclusivamente pela Funed. A média de produção anual da Fundação nos últimos anos tem sido de cerca de 500 mil análises/exames.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).