Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Bombeiros anunciam serviço aeromédico de urgência e emergência no Norte de Minas

Norte de Minas – Bombeiros anunciam serviço aeromédico de urgência e emergência no Norte de Minas

Norte de Minas – Bombeiros anunciam serviço aeromédico de urgência e emergência no Norte de Minas

Estado iniciou processo para aquisição de duas aeronaves, que serão destinadas para as duas regiões. Base de Montes Claros vai abranger área equivalente a 25% do estado de Minas Gerais.

Norte de Minas - Bombeiros anunciam serviço aeromédico de urgência e emergência no Norte de Minas
Norte de Minas – Bombeiros anunciam serviço aeromédico de urgência e emergência no Norte de Minas

 

Dentro da estratégia definida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de dotar os territórios regionais de melhor estrutura para atendimento de casos de urgência e emergência, o Governo de Minas Gerais, por meio do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar, iniciou processo para aquisição de duas aeronaves que serão destinadas para o Norte e Leste de Minas Gerais. Em Montes Claros, a previsão é de que a unidade de atendimento aeromédico comece a ser operacionalizada no primeiro semestre de 2017.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O anúncio da implantação da unidade no Norte de Minas Gerais foi comunicada à superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes pelo Coronel Primo Lara de Almeida Júnior, comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros em Montes Claros.

Ele explicou que a aeronave que será destinada à região terá capacidade para transportar até sete pessoas e, sob a responsabilidade da corporação, elas serão utilizadas prioritariamente para resgate de pessoas em situação de urgência e emergência.

O comandante assinalou que o investimento que o Governo do Estado está fazendo com a aquisição das aeronaves possibilitará ao Corpo de Bombeiros agilizar o atendimento de vítimas de acidentes, numa região que tem área territorial equivalente a 25% de todo o Estado.

“As distâncias entre os municípios norte-mineiros são muito grandes e, com a utilização de uma aeronave, teremos condições de atender os chamados em menor espaço de tempo”, frisou o Coronel Primo. Na opinião dele, a articulação da Superintendência Regional de Saúde, visando integrar os municípios e instituições de saúde com o Corpo de Bombeiros, será fundamental para que o serviço aeromédico preste boa assistência à população.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

A superintendente regional de saúde, Patrícia Guimarães, assinalou a importância de o Corpo de Bombeiros se inserir de forma ainda mais eficaz no atendimento de casos de urgência e emergência em saúde, uma vez que as demandas da região são consideráveis e as distâncias territoriais são longas.

A superintendente lembrou que, desde 2015, a SRS de Montes Claros está trabalhando com vistas à estruturação de toda a rede de assistência hospitalar, priorizando o segmento de urgência e emergência. Nesse contexto, além do investimento na capacitação de profissionais, em julho deste ano a SRS, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) formalizou a assinatura de protocolo de cessão de equipamentos de urgência e emergência para hospitais de todas as microrregiões de saúde do Norte de Minas.

Além disso, salientou a superintendente, em novembro deste ano a Superintendência Regional de Saúde realizará seminário de capacitação de profissionais de todos os hospitais do Norte de Minas Gerais no atendimento de pacientes na área de urgência e emergência e, nesse contexto a parceria com o Corpo de Bombeiros se constitui fator fundamental para que a região tenha condições de prestar serviço à população de forma ágil e resolutiva.

Comitê de urgência e emergência

O comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros aceitou proposta da SRS de Montes Claros para participar da próxima reunião do Comitê de Urgência e Emergência do Norte de Minas, oportunidade que fará apresentação do trabalho que a corporação passará a executar a partir da aquisição da aeronave.

O comitê é constituído por representantes de várias instituições, entre elas o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), hospitais, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), entre outros.

O Corpo de Bombeiros também vai avaliar proposta da SRS de se constituir uma das instituições parceiras da Unimontes na implantação de curso de especialização de profissionais da saúde na área de urgência e emergência, conforme projeto proposto e que está sendo avaliado pelo reitor da Universidade, professor João dos Reis Canela.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).