Inicio » Rio 2016 » Rio 2016 – Estadounidenses ficam furiosos e ironizam presença de 14 Bis na abertura

Rio 2016 – Estadounidenses ficam furiosos e ironizam presença de 14 Bis na abertura

Rio 2016 – Estadounidenses ficam furiosos e ironizam presença de 14 Bis na abertura

Alberto Santos Dumont ou os irmãos Wright? A briga histórica entre Estados Unidos e Brasil sobre quem inventou o avião ganhou mais um capítulo na noite desta sexta-feira (5) durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Voo do 14 Bis foi um dos pontos altos da festa
Voo do 14 Bis foi um dos pontos altos da festa

 

No início do evento, uma réplica do 14 Bis – criação de Santos Dumont – voou pelo Maracanã, o que deixou alguns norte-americanos revoltados nas redes sociais.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

“Os organizadores dos #JogosOlímpicos deviam se demitir pela mentira do primeiro voo. Os problemas do Rio vão expor a fraude deles”, disse um. Outro disparou: “Então, o Brasil acha que inventou o avião? Os irmãos Wright estão olhando para baixo agora e rindo”.

A mídia americana também ironizou o 14 Bis. Durante a transmissão, um apresentador da NBC perguntou aos colegas comentaristas: “Se a gente perguntar quem inventou o avião, o que você vai dizer?”. “Os Wright”, responderam todos em uníssono. “Ok, temos um problema, porque os brasileiros não acreditam nisso”, concluiu o apresentador.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O repórter Victor Mather, do “New York Times”, também comentou a queda de braço histórica, no entanto, com um argumento mais ponderado sobre o conflito de quem seria o “pai da aviação”.

“Os fãs dos irmãos Wright podem não gostar, mas há aqueles que questionam sua reivindicação de terem sido os primeiros a voar. Não há disputa em dizer que Santos Dumont foi um pioneiro no balão e voou o primeiro avião na Europa, três anos depois de Kitty Hawk [cidade americana onde os Wright teriam posto sua aeronave no ar].”

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).