Inicio » Minas Gerais » MG – Governo de Minas Gerais promove ação conjunta para atender aos jovens do campo

MG – Governo de Minas Gerais promove ação conjunta para atender aos jovens do campo

MG – Governo de Minas Gerais promove ação conjunta para atender aos jovens do campo

Parceria entre Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater vai beneficiar juventude que reside no meio rural.

Rodrigo Dias de Pádua quer aprender logo as novas técnicas no cultivo do café
Rodrigo Dias de Pádua quer aprender logo as novas técnicas no cultivo do café

 

Em Andradas, no Território Sul, os produtores, Rodrigo Dias de Pádua, de 25 anos, e Matheus José dos Santos, de 23, estão ansiosos para aprender novas técnicas no cultivo do café.  Os dois e outros agricultores estão sendo ouvidos pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no intuito de implementar ações voltadas para a  juventude que vive no meio rural.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Segundo Rodrigo Dias, escassez de instituições de ensino na zona rural dificulta o desenvolvimento profissional dos jovens. Para ele, bastam apenas alguns cursos de capacitação, nos finais de semana, sobre técnicas de produção e comercialização de hortifrutigranjeiros.

“Como produtor de café gostaria de aprender novas técnicas, porem não tenho como arcar com os custos. Um curso de degustação de café, por exemplo, sairia por mais de mil reais”, conta.  Já o produtor Matheus José defende o ensino para as mulheres. “As mulheres poderiam ter alguma renda no campo com artesanato, por exemplo”, diz.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Fabrícia Ferraz Mateus Lopes, a proposta do projeto “Gerações no Campo”, da Seapa, é justamente envolver os jovens na construção das políticas públicas necessárias para o desenvolvimento econômico e sustentável do meio rural.

“Sem oportunidade de trabalhar no campo, o jovem se vê obrigado a mudar para cidade grande, que, por sua vez, não consegue absorvê-lo. A ideia é que ele se desenvolva na região que nasceu”, afirma Fabrícia.

No entanto, segundo a assessora técnica, a Seapa e a Emater promovem oficinas em sete polos dos 17 territórios mineiros, voltadas para a juventude rural, para levantar as demandas de cada região.

As demandas servem como referência para viabilizar capacitações específicas; valorizar as atividades agropecuárias no currículo escolar; promover melhoria de equipamentos públicos (postos de atendimento, escolas), que garantem a qualidade de vida dos moradores; infraestrutura adequada para escoamento da produção e mais segurança nas fazendas.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Contexto do projeto

A parceria entre a pasta e a Emater-MG viabilizou um estudo detalhado sobre as políticas públicas voltadas para a juventude rural no estado, ao longo de sete décadas. Para tanto, a secretaria é responsável pelo monitoramento e financiamento das ações e a Emater fica encarregada da assistência técnica.

A iniciativa conta também com o apoio da  Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg). As próximas oficinas serão realizadas todas em agosto, nos seguintes municípios: Governador Valadares (16/8); Viçosa (18/8); Uberaba (25/8) e Montes Claros (29/8).

Outras ações para o interior

O programa Novos Encontros, lançado pelo Governo de Minas Gerais, é uma estratégia de enfrentamento da pobreza no campo, com investimentos de R$ 1,3 bilhão até 2018 em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento do estado.

Também entram como prioridades do programa a garantia de ligação de energia elétrica em pequenas propriedades rurais e a adesão ao Programa Garantia Safra, que destina R$ 42,5 milhões para renda mínima das famílias de agricultores.

“Nós queremos colocar o Estado em função do combate à pobreza, à discriminação, à desigualdade, ao esquecimento social, que é a grande mancha que nós temos hoje no Brasil e no mundo inteiro”, destacou o governador Fernando Pimentel no lançamento do programa.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).