Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

 

ABANDONANDO O BARCO DO PDT

Informação que chega a coluna dá conta de que iniciou a “operação debandada” dentro do ninho pedetista. A primeira baixa foi de Jeferson Tolentino, que integra a executiva do partido e que entregou na segunda-feira a sua carta de desfiliação. A expectativa é de que ainda nesta semana o próximo seja o ex-vereador e secretário Toninho da Cowan. Vale salientar que existem outros pedetistas pendurados na folha de pagamento que, neste momento, estão preferindo o anonimato, apesar do envolvimento pessoal e familiar com a agremiação e o caminho escolhido pelo PDT.

QUEM TEM CHANCE NO PMDB/PRB

De agora até as vésperas das eleições, divulgaremos neste espaço a relação de candidatos por partido, ou coligação, com maiores chances de êxito nas urnas. Vale ressaltar que a análise vale para o momento e é por isso que usamos o termo “se as eleições fossem hoje”. Na coligação proporcional entre o PMDB e PRB, é possível visualizar, num primeiro momento, que a chapa tem estrutura para fazer, de forma direta, três vereadores, com um quarto dependendo da sobra e do voto legenda. Hoje, a disputa direta está entre os vereadores Diu Andrade, Valdivino Antunes, Ildefonso da Saúde, Ladislalu, Pastor Altemar, além dos ex-vereadores Paulo Lopes, Pastor Elair e o servidor público Marão da Copasa.

JANAÚBA

O assunto principal da discussão política regional tem sido em relação ao exagerado número de candidatos a prefeito na vizinha cidade de Janaúba. O pleito de outubro não contará com a participação do atual prefeito Yuji Yamada (PRP), mas, em contrapartida, oito chapas foram colocadas para a disputa. As chapas registradas foram: ex-vereador Dodô (PPL)/Carmelina Romana (PPL); o administrado Zé parecido (PSD)/o médico Handerson Miranda (PHS); ex-vereador Valério Dias (PPS)/ Elza da Saúde (PTB); Rafael da Paz (PMN)/ Cristoffer Cruz (PMN); o ex-prefeito Dimas Rodrigues (PMDB)/ e o ex-prefeito Zé Benedito (PT); Maristela Araújo (PEN)/ Hud Jeová (PTN); vereador Carlos Isaildon Mendes (PSDB)/ Sargento Elton (PDT); professor Valério Alexson (PSOL)/ João Carlos (PSOL)

QUEM DISPUTA

Na prática, não precisa ter bola de cristal para saber que na disputa majoritária em Janaúba a maioria das candidaturas registradas ficará pelo caminho, com algumas buscando composição. Na minha análise, com visibilidade junto ao eleitorado e na disputa direta, ficarão as chapas encabeçadas por Dimas Rodrigues (PMDB), Zé Aparecido (PSD), ex-vereador Valério Dias (PPS) e o vereador Isaildon Mendes (PSDB). Se o pleito fosse, hoje a disputa ficaria entre Dimas e Zé Aparecido.

SÃO JOÃO DO PARAÍSO

Em São João do Paraíso havia a expectativa de chapa única na disputa majoritária, o que acabou não acontecendo. A candidata Mônica Mendes (PMN), que terá como vice o empresário Everaldo Alves Ribeiro, enfrentará a chapa encabeçada por Wilson Alcidiney (PSL), tendo como vice o vereador Branquinho (PT). Até que prove o contrário, se as eleições fossem hoje, Mônica levaria grande vantagem em relação ao seu concorrente.

NOVORIZONTE

Em Novorizonte, o pleito deste ano terá na disputa o empresário do ramo farmacêutico Cléber Pinho (PRÓS), tendo como vice o também empresário Márcio Vander, o popular Vanin (PROS). A base governista concorre à reeleição com o atual prefeito Arley Costa (PR) e o seu vice Danilo Souza. Aliás, há 12 anos o atual grupo está no poder.

FRANCISCO SÁ

Pela primeira vez em 74 anos, a disputa no município de Francisco Sá ficará entre quatro candidatos. Com o fim das convenções, foram registradas as seguintes chapas: o atual prefeito Denilsão (PMDB)/ vice-vereador Aldack Júnior (PTB); Zélia Prado (PHS)/vice Jorjão da Florestal; ex-prefeito Ronaldo Ramon de Brito (DEM)/vice Tonin de Zé de Mariana; e Mariosvaldo Casassanta (PT)/vice vereador João Anibal (PC do B). A novidade é que o atual prefeito, até então sem chances de reeleição, entrou na briga com a divisão da oposição que apresentou três candidatos. A disputa estava entre Ronaldo Ramon e Zélia Prado. No decorrer do processo não estão descartadas composições.

RIO PARDO DE MINAS

Na coluna de amanhã falaremos da disputa majoritária no município de Rio Pardo de Minas. Entretanto, abrimos espaço para citar na disputa proporcional o nome do servidor público Eduardo Rocha, que nos últimos anos esteve envolvido em vários movimentos em defesa dos servidores municipais, da permanência Casa dos Estudantes em Montes Claros (ponto de apoio) e outros movimentos em Rio Pardo.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).