Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Apresentado projeto de revitalização do rio do Cedro‏

Montes Claros – Apresentado projeto de revitalização do rio do Cedro‏

Montes Claros – Apresentado projeto de revitalização do rio do Cedro‏

Em reunião, no gabinete do prefeito em exercício José Vicente Medeiros, o professor Flávio Pimenta de Figueiredo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou projeto de sua autoria para revitalização do Rio do Cedro.

Montes Claros - Apresentado projeto de revitalização do rio do Cedro‏
Montes Claros – Apresentado projeto de revitalização do rio do Cedro‏

 

Denominado “Projeto Hidroambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Cedro”, o documento apresenta a degradação ambiental e uma série de medidas que devem ser tomadas para preservação do rio, pelo menos em um trecho de cerca de 12 quilômetros.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Participaram da reunião, representantes da Copasa, Codema e da empresa Ângulo Social Consultoria e Projetos, vencedora de licitação para desenvolver Projeto de Trabalho Social (PTS) nos residenciais Vitória I e II, no Distrito Industrial, construídos através de parceira do município com o governo federal (Programa Minha Casa, Minha Vida), onde o rio do Cedro passa perto e já bastante poluído, embora ainda seja usado por moradores da região até como fonte de renda e de lazer.

O diretor da Ângulo Social, Gabriel Drumond, que veio à cidade especialmente para participar da reunião, destacou a importância das medidas sugeridas e disse que o projeto será uma extensão do trabalho social que a empresa executa nos residenciais. “Vamos dimensionar o nosso trabalho que estava restrito aos residenciais, para atender ao projeto que foi sugerido pela Ângulo, atendendo pedido dos próprios moradores”, disse ele.

MAIS PARCEIROS

O “Projeto Hidroambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Cedro” mostra que um trecho do rio ainda está preservado – desde a sua nascente, em Nova Esperança, na zona rural, até a região da Lapa Grande, mas que a partir daí, já alcançando a área urbana, a poluição o atinge de forma preocupante.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

“É um trecho bastante degradado e que exige medidas de revitalização urgentes, antes que o problema se estenda por todo o curso do rio”, acentua o professor Flávio Pimenta, que na oportunidade apresentou vídeo sobre a recuperação do rio Itacarambi, através de ações reunidas em projeto também de sua autoria.

“Vamos empreender todos os esforços e buscar os recursos necessários para este importante trabalho de preservação ambiental. Este projeto, inclusive, deve ser aproveitado como um projeto-piloto para repetirmos essas ações de revitalização de rios e recuperação de nascentes em outras regiões do município”, ressaltou o prefeito José Vicente Medeiros, acrescentando que será preciso reunir mais parceiros para que o projeto obtenha sucesso.

Por Eduardo Brasil

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).