Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Cães de rua já estão sendo castrados

Montes Claros – Cães de rua já estão sendo castrados

Montes Claros – Cães de rua já estão sendo castrados

Um dos principais papéis do vereador é legislar e fiscalizar o desenvolvimento do município. Com esse propósito, o parlamentar, Valcir da Ademoc (PTB) visitou na última quinta-feira (04), o Centro de Controle de Zoonose – CCZ e algumas clínicas veterinárias cadastradas no município, com o objetivo de verificar como estão sendo feitas as castrações dos animais de rua.

Montes Claros - Cães de rua já estão sendo castrados
Montes Claros – Cães de rua já estão sendo castrados

 

A lei 4.219/2010, de autoria do Vereador Valcir da Ademoc, visa controlar a transmissão da doença calazar e informar a população sobre os cuidados a serem tomados, através da promoção de debates sobre o assunto.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Desde o mês de julho desde ano, o CCZ está recolhendo os cães das ruas e efetuando a castração em duas clínicas veterinárias que venceram o processo de licitação. De acordo com o coordenador do Centro, Edvaldo Freitas, cerca de 50 cães já foram castrados – entre machos e fêmeas. “Infelizmente a cada 10 cães que recolhemos, oito têm calazar”, pontua.

O processo é realizado em etapas: com os cães já dentro do CCZ, é feito primeiramente o teste de leishmaniose – caso dê negativo, os animais são vacinados (vacina antirrábica), vermifugados, castrados e microchipados. Devido o grande número de cães abandonados, o CCZ ainda não tem estrutura para abriga-los, por isso, os animais recolhidos são devolvidos às ruas.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Realidade essa que os protetores de animais de Montes Claros, como Aurea Minati e Diane Dourado, juntamente com o vereador Valcir, querem mudar com a criação de um Centro Cirúrgico na cidade – projeto esse que já está em andamento na prefeitura. “Animais nas ruas é uma questão social, uma vez que a leishmaniose atinge os humanos também. Com a criação desse centro, além de aumentar o número de castração, o número de animais abandonados também reduziria, pois nesse centro também haverá um espaço para feiras de adoção”, explica a protetora, Diane Dourado.

Lembrando que no mês de setembro o CCZ promoverá a campanha da vacina antirrábica. Serão 76 postos de vacinação somente na área urbana de Montes Claros, e dezenas na área rural. O CCZ espera vacinar aproximadamente 54 mil animais, entre cães e gatos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).