Inicio » Mais Seções » Ciência » Cientistas anunciarão descoberta de exoplaneta parecido com a Terra

Cientistas anunciarão descoberta de exoplaneta parecido com a Terra

Cientistas estão preparando o anúncio da descoberta de um novo planeta na nossa vizinhança galáctica, que acreditam ser parecido com a Terra e que orbita sua estrela a uma distância que poderia favorecer a presença de vida, noticiou nesta sexta-feira (12/08/2016) o semanário alemão Der Spiegel.

Possível planeta estaria a apenas 4,24 anos-luz de distância
Possível planeta estaria a apenas 4,24 anos-luz de distância.

O novo exoplaneta orbita uma estrela muito pesquisada chamada Proxima Centauri, a mais próxima ao Sistema Solar, que é parte do sistema Alpha Centauri e pode ser vista desde o hemisfério sul, segundo a revista, citando fontes anônimas. “Acredita-se que o planeta, que ainda não tem nome, seja parecido com a Terra”, destaca a revista, acrescentando que este “orbita a Proxima Centauri a uma distância que poderia permitir a presença de água líquida na sua superfície – uma condição necessária para a existência de vida”.

VIATOTAL

ViaTotal

“Nunca antes os cientistas tinham descoberto uma segunda Terra tão perto”, informa o texto, acrescentando que o Observatório Europeu Austral (ESO) anunciará a descoberta no final de agosto.

Richard Hook, porta-voz do ESO, disse à AFP que está ciente da publicação do artículo, mas se negou a confirmar ou desmentir a informação. “Não estamos fazendo comentários”, afirmou.

“Encontrar um corpo celeste é um trabalho muito difícil”, declarou ao semanário um astrofísico que pediu para não ser identificado. “Estamos nos limites do que é tecnicamente possível medir”, disse.

A Nasa anunciou a descoberta de novos planetas em outras ocasiões, mas a maioria deles eram ou muito quentes ou muito frios para abrigar água em estado líquido, ou eram feitos de gás, como Júpiter e Netuno, em vez de rocha, como a Terra ou Marte. No ano passado, a agência espacial americana anunciou um exoplaneta que descreveu como o “gêmeo mais parecido” da Terra.

Chamado Kepler 452b, o planeta é cerca de 60% maior que a Terra e poderia ter vulcões ativos, oceanos, luz do sol como a nossa, duas vezes mais gravidade e um ano que dura 385 dias.

O Kepler 452b está, porém, situado a 1.400 anos-luz de distância da Terra, de modo que a humanidade tem pouca esperança de alcançá-lo no futuro próximo.

Em comparação, o exoplaneta que orbita a Proxima Centauri, se confirmado, está a apenas 4,24 anos-luz de distância.