Inicio » Cultura MOC » Cultura Moc – Festas de Agosto: Tim, o herdeiro da Marujada‏

Cultura Moc – Festas de Agosto: Tim, o herdeiro da Marujada‏

Cultura Moc – Festas de Agosto: Tim, o herdeiro da Marujada‏

“ …Viva o Divino
Meu santinho querido
São os teus milagres
Que tem me valido… ”
 
Os versos de Geraldo Paulista revelam  a devoção do personagem de hoje. É a música favorita de Iderielton Oliveira da Cruz, apelidado “Tim” na infância e conhecido assim em toda Montes Claros.
Tim, o herdeiro da Marujada‏
Tim, o herdeiro da Marujada‏

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

São 177 anos de festa. Destes, Tim Marujo, com 43 anos de idade, já soma 42 de Festas de Agosto. Mestre Nenzinho, pai de Tim, faleceu em 2007 e então o herdeiro experimentado, como bom filho, assumiu o comando da nau. Atualmente, 78 pessoas compõem o grupo. Para Tim, o que conta é “o prazer de manter a cultura, tradição e união familiar. É o único grupo que nunca trocou de família”.

Perguntado sobre o melhor dos cinco dias de festa, responde: “é o sábado”.
A resposta tem um motivo: é o dia em que muitos montes-clarenses saem às ruas para assistir à passagem do cortejo do Divino Espírito Santo, depois do mastro levantado na noite de sexta, onde os devotos cantam, dançam e rezam para festejar o Divino, que protege a marujada. Para Tim, embora a Festa de Agosto tenha se tornado um evento grandioso em número de atrações e visitantes, a parte mais interessante é a religiosa: cortejo, levantamento do mastro e a missa.
Tim, o herdeiro da Marujada‏
Tim, o herdeiro da Marujada‏

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A Marujada é afetiva e recebe a todos que dela querem participar, mas, de acordo com Tim, “de última hora só recebemos crianças. Os mais velhos que querem entrar  pedimos para esperar até o próximo ano, já que os ensaios começam no mês de abril e prosseguem até agosto. É que as crianças aprendem mais rápido e, no caso de erro, destoam menos do restante do grupo”.

Quem pensa que é fácil a vida de marujo, se engana. O ofício exige disponibilidade e dedicação. Nos dias de festa, os marujos saem de casa às 7 da manhã e a pedido dos que querem vê-los, percorrem as escolas antes de chegar ao lugar da concentração, na Praça Dr. João Alves (Praça do Automóvel Clube). “Depois do cortejo almoçamos, visitamos três ou quatro casas, buscamos a bandeira e retornamos para o asfalto. De sete da manhã até meia-noite a gente tá na rua”, acrescenta.
O grupo ensaia de abril a agosto, nas noites de sábado. Tudo para ficar perfeito e sintonizado. Composta de duas alas, a marujada leva para o asfalto nos cinco dias de festa a batalha entre cristãos e mouros. Tim explica: “houve uma guerra em alto mar. Uma parte da embarcação ficou com o patrão e outra com o contramestre. Este matou o patrão e jogou o corpo no mar. O patrão ressuscita e toma a barca de novo. Na Marujada, os que estão vestidos de azul representam o patrão ou cristão, e aqueles que estão de vermelho representam o contramestre, que são os mouros”. A história e recontada aos descendentes e, segundo Tim, até as crianças já sabem o porquê da divisão que, unida, encanta o público.
Situações inusitadas também acontecem nos bastidores das Festas de Agosto. O comandante da marujada deixa escapar: “os participantes tentam levar as férias para o mês de agosto e contam com a colaboração dos patrões, mas já teve marujo que foi mandado embora do serviço por causas das festas. Era trabalhador de uma grande empresa de fora, que não conhecia a nossa tradição”.
Embora o artista seja ele, com humildade passa a bola: “artista para nós, é o povo que vai às ruas e espera o ano todo para apreciar a festa. Ficamos ansiosos, mas tudo que é feito com amor sempre dá certo!”
Por Márcia Vieira
Fotos: Márcia Vieira e Silvana Mameluque
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).