Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Seminário vai discutir exportações do Norte de Minas

Norte de Minas – Seminário vai discutir exportações do Norte de Minas

Norte de Minas – Seminário vai discutir exportações do Norte de Minas

O Conselho de Desenvolvimento Sustentável Territorial do Polo da Serra Geral, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor, e seu órgão executor, o Idene, realizará no próximo dia 30 de agosto, no município de Jaíba, o Seminário de Exportação e Infraestrutura para Transporte de Frutas. A iniciativa visa discutir a implantação de uma base viária para exportação de alimentos e artesanatos.  

Norte de Minas - Seminário vai discutir exportações do Norte de Minas
Norte de Minas – Seminário vai discutir exportações do Norte de Minas

 

Uma das propostas é a preparação do Aeroporto Mário Ribeiro, de Montes Claros, para ser um ponto de apoio para escoamento da produção regional. No evento também serão discutidas ações para o fortalecimento do Projeto Jaíba em toda a parte de infraestrutura.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

De acordo com o diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene, Davidson Barbosa, nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, produtores e artesãos encontram grandes dificuldades na hora de exportar os produtos para outros estados ou países. Ele ressalta que o Sistema Sedinor/Idene vem apoiando as ações locais, a exemplo deste encontro que vai reunir diversos especialistas do setor.

Somente no período de julho a setembro, a região do Projeto Jaíba exporta, diariamente, 48 toneladas de limão e manga, totalizando 8.640 toneladas das frutas. Mas, para seguir para o mercado internacional, os produtos precisam ser deslocados até o Porto de Salvador-BA e o aeroporto de Guarulhos-SP. O resultado destas operações é contabilizado para os estados da Bahia e São Paulo, causando sérios prejuízos para a balança comercial do estado de Minas Gerais.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Davidson Barbosa explica que a fruticultura é o carro-chefe do projeto, mas a ação beneficiará diversos seguimentos. “Temos produtos de muita qualidade na área de atuação da Secretaria, como é o caso da cachaça, do café e do artesanato. Esses produtos já são exportados, porém, necessitam de longos percursos para chegarem a outros estados ou países. Com o apoio logístico, será possível promover o desenvolvimento econômico, diminuir o custo das viagens e os prejuízos, além de preservar a qualidade dos produtos”, destacou.

O diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene lembra que essas demandas e potencialidades para o desenvolvimento regional foram apontadas pelo Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – PESI, desenvolvido por meio de parceria entre o Sistema Sedinor/Idene e a Sudene, e apresentado em setembro de 2015.

O encontro reunirá parceiros representantes de órgãos ligados à produção, empresários e produtores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.adeseg.org.br.

Programação:

08:00 às 8:30 – Recepção e credenciamento
08:30 às 10:00 – Apresentação dos regimes aduaneiros – Receita Federal
10:00 às 10:30 – Intervalo
11:30 às 11:30 – Apresentação BH Airport Cargo e Azul Linhas Aéreas
11:30 às 12:30 – Debate
12:30 às 14:00 – Almoço
14:00 às 14:30 – Projeto de Melhoria da Infraestrutura viária – ABANORTE / SEBRAE / FIEMG
14:30 às 15:00 – Posição sobre as ações de infraestrutura do Governo de Minas Geerais – DER / SETOP
15:00 às 16:00 –  Posição sobre as ações de infraestrutura do Governo Federal – (rodovias, rerrovias, hidrovia e aeroporto) – DENIT / INFRAERO / MINISTÉRIO
16:00 às 16:30 – Posição sobre as ações de infraestrutura interna – CODEVASF / RURALMINAS
16:30 às 17:00 – Intervalo
17:00 às 18:00 – Debate
18:00 às 18:00 – Encerramento

Local: Centro de Eventos de Jaíba

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).