Inicio » Educação » Cursos » IFNMG divulga processos de seleção de alunos para 1.515 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos

IFNMG divulga processos de seleção de alunos para 1.515 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos

IFNMG divulga processos de seleção de alunos para 1.515 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos

Oportunidades são 1º semestre de 2017, nas cidades de Montes Claros, Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

IFNMG divulga processos de seleção de alunos para 1.515 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos
IFNMG divulga processos de seleção de alunos para 1.515 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos

 

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) vai iniciar no dia 5 de setembro as inscrições para as seleções de alunos que vão ingressar no primeiro semestre de 2017 em cursos técnicos e superiores presenciais e gratuitos. No total, são 1.515 vagas. Os editais do Processo Seletivo (para cursos técnicos) e Vestibular (para cursos superiores) foram publicados na última sexta-feira, dia 22.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Os campi Montes Claros, Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Pirapora e Salinas oferecem vagas de nível superior e técnico. Já os campi Janaúba, Teófilo Otoni, Diamantina e Porteirinha possuem vagas apenas para os cursos técnicos.

Com relação aos cursos técnicos, há diferentes modalidades. Nos cursos da modalidade integrado, o aluno, com apenas uma matrícula, cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo, no IFNMG. A modalidade concomitante/subsequente é para que o aluno faça no IFNMG apenas o curso técnico, portanto, ele já deve estar no 2º ou o 3º ano do ensino médio em outra escola ou já ter concluído o 3º ano.

Inscrições

As inscrições acontecerão de 5 de setembro a 27 de outubro, no portal eletrônico www.ifnmg.edu.br. A taxa será de R$ 15,00 para o Processo Seletivo e R$ 35,00 para o Vestibular. A isenção desses valores poderá ser solicitada entre os dias 5 e 23 de setembro.

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e também para pessoas com deficiência.

Cursos superiores
Por meio do Vestibular (Edital nº 320/2016), o IFNMG oferta vagas para os seguintes cursos superiores:

 

– Campus Montes Claros: Ciência da Computação e Engenharia Química;

– Campus Almenara: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Processos Gerenciais e Engenharia Agronômica;

– Campus Araçuaí: Administração, Tecnologia em Gestão Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

– Campus Arinos: Engenharia Agronômica, Administração e Sistemas de Informação;

– Campus Salinas: Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Química, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Física, Matemática e Produção de Cachaça.

A prova será aplicada em 27 de novembro. No turno da manhã, os candidatos farão prova de 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Na prova objetiva, serão cobrados os seguintes conteúdos: língua estrangeira, língua portuguesa e literatura brasileira.

Para esta última, os candidatos terão que ler três livros – “Tenda dos milagres”, do escritor Jorge Amado; “Bom Crioulo”, de Adolfo Caminha; “Dez Violinos Marinhos e uma Guitarra de Sal”, de Sandra Fonseca – e assistir a um filme – “Que horas ela volta”, com direção e roteiro de Anna Muylaert.

No turno vespertino, os candidatos farão uma prova com 20 questões de múltipla escolha, cujos conhecimentos abrangerão conteúdos de matérias específicas, de acordo com o curso escolhido.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Cursos técnicos integrados

Por meio do Edital nº 321/2016, o Processo Seletivo oferta vagas para os seguintes cursos técnicos integrados ao ensino médio:

– Campus Montes Claros: Química e Informática;

– Campus Almenara: Agropecuária, Informática e Zootecnia;

– Campus Araçuaí: Informática, Meio Ambiente, Agroecologia e Agrimensura;

– Campus Arinos: Agropecuária, Informática e Meio Ambiente;

– Campus Avançado Janaúba: Informática para a Internet;

– Campus Januária: Agropecuária, Meio Ambiente e Informática para a Internet;

– Campus Pirapora: Edificações e Informática;

– Campus Salinas: Agropecuária, Agroindústria e Informática;

– Campus Teófilo Otoni: Informática para a Internet.

Os candidatos farão prova no dia 4 de dezembro, sendo 30 questões de múltipla escolha, contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento: língua portuguesa, matemática, ciências naturais e ciências humanas.

Cursos técnicos concomitantes e/ou subsequentes

Por meio do Edital nº 322/2016, o Processo Seletivo IFNMG oferta vagas para os seguintes cursos técnicos nas modalidades concomitante e/ou subsequente ao ensino médio:

– Campus Montes Claros: Eletrotécnica e Segurança do Trabalho;

– Campus Almenara: Enfermagem;

-Campus Araçuaí: Enfermagem;

– Campus Arinos: Manutenção e Suporte em Informática;

– Campus Diamantina: Informática e Meio Ambiente;

– Campus Avançado Janaúba: Administração;

– Campus Januária: Enfermagem, Manutenção e Suporte em Informática, Edificações;

– Campus Pirapora: Segurança do Trabalho, Administração e Informática;

– Campus Avançado Porteirinha: Informática para a Internet.

A prova será no dia 4 de dezembro, com 20 questões de múltipla escolha, contemplando os conteúdos de língua portuguesa e matemática.

Para mais informações, consulte os editais em www.ifnmg.edu.br/selecao-de-alunos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).