Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

DECIFRANDO O ENCONTRO

A coluna saiu na frente quando registrou flagra da companheira jornalista Ana Paixão da visita do deputado Humberto Souto (PPS) à residência do ex-prefeito Athos Avelino (Rede), na véspera das convenções. Naquela ocasião, o Rede e o PT comemoravam a dobradinha Athos/Sued e ignorava a informação divulgada pela coluna acreditando ser apenas cordialidade. Hoje, depois da desistência sem maiores explicações, fica claro de que foi naquele encontro que Avelino foi convencido a desistir para fazer parte da caravana de Souto, deixando até hoje o PT e candidatos na proporcional do seu partido falando sozinhos. No sábado (20), por ocasião da concentração de Caboclinhos, Marujos e Catopês em frente ao Automóvel Clube de Montes Claros, o ex-prefeito respondeu o enigma quando, acompanhado da sua esposa, apareceu a tiracolo com o ex-deputado e candidato Humberto Souto. Aliás, não conseguiu causar o “frisson” que imaginava.

MANGA

Informação que chega à coluna dá conta de que, em Manga, o ex-prefeito Haroldo Bandeira, que governou o município por dois mandatos, abandonou de vez o barco do atual prefeito Anastácio Guedes, do qual fez parte nas eleições de 2012. Bandeira não escondia o fato de pertencer ao grupo do deputado Paulo Guedes no município e que agora fará parte da embarcação do candidato a prefeito Quinquinha.

UNIMONTES E A POLÍTICA

Apesar de não ter lá muito efeito prático ou eleitoral, é certo de que mais uma vez a Unimontes será outra vez objeto de exploração e discurso político em programa eleitoral gratuito de TV. É querer subestimar, e muito, a inteligência do eleitorado. É fato que todos os deputados que algum dia foram eleitos pela região, destinaram emendas para a referida universidade, mas daí a querer ser o padrinho da instituição é no mínimo uma piada. Aliás, quem mais fez pela Unimontes foi o ex-deputado Milton Cruz, que hoje sequer é lembrado. Foi ele, que conseguiu, junto ao então governador Newton Cardoso, a transformação da FUNM (Fundação) em universidade pública.

CHANCES NO PT/PC DO B

Vários leitores querendo saber as chances dos candidatos na proporcional da coligação PT/PC do B. É fato de que a leitura que fazemos do quadro político serve para o momento e no decorrer do processo, se for necessária outra leitura, é fato que faremos. Se as eleições fossem hoje, na disputa pela Câmara Municipal de Montes Claros estariam Aldair Fagundes (PT), Paulo Rogério (PT) Daniel Dias (PC do B), Graça Corrêa, Eduardo Madureira e com Isabel Viana podendo surgir como surpresa. A dificuldade na coligação está no fato de que, fazendo uma leitura rápida, é possível perceber que a possibilidade real é a de eleger um vereador, e com muita dificuldade, pode sim, conseguir emplacar outro nome se fizer uma sobra substancial.

GIL PEREIRA

Deputados da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas, visitam na manhã de hoje, 11 horas, a feira Intersolar South America, que acontece em São Paulo (SP), no Expo Center Norte. O requerimento para a visita foi do deputado Gil Pereira (PP), presidente da comissão. Trata-se de um dos maiores eventos sobre Energia Solar da América do Sul. Seu enfoque é o mercado de tecnologia de produção de células fotovoltaicas, de armazenamento de energia e inovações termossolares. A este respeito, esperamos que o Governo do Estado também abrace a bandeira da Energia fotovoltaica, já que até agora tem sido ausente. Aliás, pelo visto, o deputado Gil Pereira foi o único que abraçou verdadeiramente a bandeira.

CASO DE POLÍCIA

Pelo andar da carruagem, 11 candidatos a vereador ligados \´s Polícia Militar em Montes Claros disputarão a preferência dos companheiros de farda. Para se ter ideia, num rápido levantamento feito pela coluna, apareceram os nomes de Cabo Sena, Cabo Pacheco, Sargento Coelho, Sargento Jair Espeto, Sargento Jair Santos, Sargento Josias Freitas, Sargento Marcos Ribeiro, Sargento Levi Castilho, além dos oficiais, Lêga, Melgaço e Cardek.

PF E TAIOBEIRAS

Informação que chegou à coluna dá conta de que o ex-prefeito de Taiobeiras, Demerval Germano (PSDB), foi ouvido no último dia 10, na Polícia Federal, sobre investigação que foi realizada pela Polícia Federal ainda no seu mandato. A primeira informação seria de que a questão é ligada ao programa Projovem. É grande a expectativa de que ainda esta semana este jornalista tenha acesso a informações ligadas ao depoimento. Ontem tentamos contato com líder do PSDB em Taiobeiras, mais não obtivemos êxito.

CASO CORBY

Amanhã teceremos comentários relacionados com a delação premiada, assinada pelo empresário Corby. É que na ocasião ele teria feito o compromisso de apresentar envolvidos do núcleo político.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).