Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Cardiologista dá dicas para prevenir infartos

Saúde – Cardiologista dá dicas para prevenir infartos

Saúde – Cardiologista dá dicas para prevenir infartos

“Como o colesterol forma placas de gordura nos vasos? Tudo começa com uma pequena lesão no endotélio, uma capa celular que reveste as paredes internas dos vasos sanguíneos. Arranhões assim são causados por algum contratempo: uma subida da pressão, glicose em alta, componentes do cigarro. E silenciosamente aumentam as estatísticas da quantidade de pessoas infartadas no mundo. Porque é bem aí nesse machucado que começa a nascer a aterosclerose, as sinistras placas fomentadas pelo colesterol”. O alerta é do cardiologista Gustavo Albuquerque, médico do Hospital Dilson Godinho.

Gustavo Albuquerque enfatiza a importância da mudança de hábitos de vida para prevenção de infartos - Foto: Rubens Santana
Gustavo Albuquerque enfatiza a importância da mudança de hábitos de vida para prevenção de infartos – Foto: Rubens Santana

 

Segundo o cardiologista, rondando as fissuras, aparecem também os radicais livres que, em quantidade exagerada, acionam reações químicas e interagem com o sempre perigoso LDL, o colesterol ruim. “Alertadas de que tem algo de errado acontecendo, as células de defesa correm para o ponto atacado do endotélio para defender aquele território. Essa ação desencadeia uma inflamação. É justamente a abundância dessas células defensoras e do LDL oxidado que dá início à formação das placas”, observa o especialista.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Ainda segundo Gustavo Albuquerque, o HDL faz a parte dele tentando extrair e levar esses trombolhos novamente para o fígado. Mas, se ele estiver em número menor, perde a luta e o LDL avança sem dó. Ou seja, ao longo dos anos, cria mais e mais camadas, congestionando o trânsito sanguíneo. “Essas placas no meio do caminho podem ter consistência mole – nesse caso, se rompem mais facilmente, causando o infarto. Há também as que são menores e mais durinhas, calcificadas e cheias de colágeno. Aí, se não chegam a entupir totalmente a artéria, dificultam bem a passagem do sangue e basta algum esforço físico para a pessoa sentir aquela dor insuportável, a angina”, disse.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

E para prevenir, segundo o cardiologista, a prevenção ainda é o melhor caminho. “É preciso tirar do cardápio frituras, embutidos, sal, açúcar e gorduras. Exercite-se três vezes por semana, no mínimo. Mantenha o peso ideal e afaste-se do cigarro e de situações estressantes. Tente viver com mais tranquilidade, vendo o lado positivo da vida”, enfatiza.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).