Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

JAÍBA

O município de Jaíba, que nos últimos anos protagonizou um festival de denúncias envolvendo, a classe política, principalmente do executivo, além do crescimento da criminalidade, pelo visto conseguiu produzir notícia positiva e que foi produzida pelo companheiro Luiz Ribeiro. Trata-se do crescimento das exportações, principalmente do limão produzido no projeto de irrigação, que vem sendo vendido para Europa e para o Oriente Médio.

BRASÍLIA DE MINAS

Nem mesmo foi realizada a eleição deste ano e os candidatos na disputa majoritária já estão fazendo compromisso com o voto e o apoio. Informação que chega à coluna dá conta de que, em Brasília de Minas, a candidata à prefeita da situação, Rosa Amélia, já declarou, em 2018, votos para a dobradinha Paulo Guedes (PT) federal e Carlos Pimenta (PDT) estadual. É evidente que daqui até lá existe muito chão a ser percorrido. O compromisso foi feito no último sábado, durante o lançamento da campanha governista.

TAIOBEIRAS

Informação vindo da base governista em Taiobeiras dá conta de que o Ministério Público Eleitoral questionou o registro da candidatura do empresário Carlito Arruda (PMDB), alegando que sua filiação teria ocorrido fora da data. Ontem este jornalista procurou o empresário e este comentou que foi um mal entendido, já que todas as decisões foram tomadas obedecendo à legislação eleitoral e o estatuto do PMDB local, que já foi entregue ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.

UBAÍ

Em Ubaí era grande a possibilidade de candidatura única na disputa pela prefeitura do município, o que acabou não acontecendo. A expectativa era de que o ex-prefeito Marquinho Braga (PR) disputaria o pleito sem adversário, já que o atual prefeito Gerson Piau decidiu não enfrentar as urnas. Na última hora, a base governista apresentou como candidato o vereador Nilmar Mendes (PP) e Neto Barbosa (PSDC). Mesmo não tendo bola de cristal, é fácil prever que o principal candidato da oposição não terá maiores dificuldades no seu retorno à chefia do executivo de Ubaí.

CANDIDATOS FRACOS

Fora os nomes que estamos divulgando como candidatos a vereador em Montes Claros com chance real de êxito nas urnas, tudo indica que as chances de surpresa são muito pequenas. Este ano, ao contrário dos anos anteriores, fica evidente a falta de candidatos de expressão eleitoral. Costumamos analisar as chapas usando o termo ‘cabeça, meio e rabo’. Na prática, a cabeça seria os principais candidatos, o meio os intermediários e o rabo aqueles que estão apenas para fazer número. Numa análise geral, é possível garantir que as chapas e coligações apresentadas no município, em quase sua totalidade, só contam com ‘cabeça e rabo’, ou seja, uma meia dúzia de bons candidatos e o restante apenas fazendo número.

MATEMÁTICA ELEITORAL

A expectativa de aumento do número de votos brancos e nulos, aliados à qualidade da maioria dos candidatos a vereador, nos leva a acreditar que coligações estão fazendo contas erradas, apenas para motivar o grupo. É possível adiantar que a maioria dos partidos e coligações, mesmo com partidos médios e grandes, conseguirá eleger apenas um candidato direto e outro na sobra. O desenho é que o campeão de voto tem chances de emplacar no máximo três candidatos.

TRANSPORTE ESCOLAR

Em plena véspera de eleição, prefeitos do Norte de Minas, temendo constranger o Governo do Estado, têm preferido prejudicar os estudantes que adotar médicas drásticas para obrigar o governador Fernando Pimentel a efetuar o pagamento dos quatro meses de atraso do Transporte Escolar. Em recente reunião realizada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), decidiram que se o pagamento não fosse efetuado, os prefeitos paralisariam todo o serviço. Como, de certa forma, a entidade é ligada ao Palácio Tiradentes, tudo ficou somente na promessa. Aliás, divulgar através de enfoque publicitário pago o problema do transporte não chegará a lugar algum. Lá em Belo Horizonte, onde está quem resolve, tal divulgação não chega. Vamos ser mais práticos.

SITUAÇÃO DO PSDC

Vários leitores encaminharam e-mail solicitando leitura sobre as chances dos candidatos do PSDC que resolveram sair em faixa própria na disputa proporcional. É possível dizer que é uma chapa equilibrada em relação à maioria, já que o meio tem alguns nomes que puxam voto. De qualquer forma, é possível dizer que se levarmos em consideração a sobra, o partido deve emplacar dois vereadores. Os nomes com maior chance de êxito são os de Igor Dias, Joaquim Vila Telma, Leão, Sérgio Pereira e Pastor Bispo. Vale lembrar que se houver surpresa, poderá ser o do candidato Reinaldo de Santa Rosa, que deve aumentar substancialmente sua votação.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).