Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Especialista fala sobre período chuvoso no Norte de Minas

Norte de Minas – Especialista fala sobre período chuvoso no Norte de Minas


Reviewed by:
Rating:
5
On 31 de agosto de 2016
Last modified:31 de agosto de 2016

Summary:

Norte de Minas - Especialista fala sobre período chuvoso no Norte de Minas

Norte de Minas – Especialista fala sobre período chuvoso no Norte de Minas

O Sicoob Credinor, a Sociedade Rural e o Sindicato Rural de Montes Claros promoveram, nesta segunda-feira (29), no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, a palestra sobre previsões climáticas 2016/2017, com o meteorologista, Ruibram dos Reis. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que teve debate caloroso e explanação sobre o tema.

Meteorologista, Ruibram dos Reis
Meteorologista, Ruibram dos Reis

 

– Temos que aprender a conviver com a variabilidade do clima, uma vez que as mudanças têm sido constantes e se mostrado irreversíveis – advertiu o palestrante.

O Boticário

///////////////////////////

O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto compartilha da ideia de convivência com o clima.

– Não podemos fazer chover, precisamos produzir e precisamos também de estratégias de convivência com longos períodos de estiagem. É urgente a necessidade de políticas públicas para nossa região para que o produtor rural possa sobreviver e não vender o que lhe resta. Trazer o Ruibram à cidade é sempre uma tentativa de nos posicionar diante do período. Os levantamentos dele são sempre assertivos e, por isso, o convidamos para levar informação à classe rural – afirma.

PREVISÕES

Foram apresentados quadros das médias pluviométricas anuais na região e explicativos sobre os fenômenos naturais que influenciam o clima e o regime de chuvas. Diferentes modelos de previsão climática apontam que neste século a temperatura do planeta pode subir até 5 graus. Nas previsões apresentadas o fenômeno ‘La niña’ atuará de forma fraca a moderada.

Natura

///////////////////////////

– Em setembro terá chuvas isoladas. Em outubro, o melhor período chuvoso, com índices pouco abaixo da média histórica, seguido de um novembro chuvoso. Em dezembro, as previsões para todo o Estado é de um mês muito quente e seco, seguido de janeiro e fevereiro com as mesmas características. Março, no entanto, trás chuvas com maiores volumes – previu.

Ruibran ainda destaca que a partir de maio o La niña perde a força, o que pode resultar em um melhor regime chuvoso em 2017.

Presente na palestra, o agrônomo Rodolpho Rebello destaca a importância dessas informações.

– Amparado em dados precisos e com mais acuidade sobre as informações climáticas, o produtor rural fica mais amparado. Preparo de solo, plantio e colheita podem ser programados com base nessas previsões, já que a meteorologia tem conquistado grandes avanços tecnológicos e tem embasando as decisões de vários setores da indústria – diz.

Por Andréa Fróes

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).