Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Especialista fala sobre período chuvoso no Norte de Minas

Norte de Minas – Especialista fala sobre período chuvoso no Norte de Minas

Norte de Minas – Especialista fala sobre período chuvoso no Norte de Minas

O Sicoob Credinor, a Sociedade Rural e o Sindicato Rural de Montes Claros promoveram, nesta segunda-feira (29), no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, a palestra sobre previsões climáticas 2016/2017, com o meteorologista, Ruibram dos Reis. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que teve debate caloroso e explanação sobre o tema.

Meteorologista, Ruibram dos Reis
Meteorologista, Ruibram dos Reis

 

– Temos que aprender a conviver com a variabilidade do clima, uma vez que as mudanças têm sido constantes e se mostrado irreversíveis – advertiu o palestrante.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto compartilha da ideia de convivência com o clima.

– Não podemos fazer chover, precisamos produzir e precisamos também de estratégias de convivência com longos períodos de estiagem. É urgente a necessidade de políticas públicas para nossa região para que o produtor rural possa sobreviver e não vender o que lhe resta. Trazer o Ruibram à cidade é sempre uma tentativa de nos posicionar diante do período. Os levantamentos dele são sempre assertivos e, por isso, o convidamos para levar informação à classe rural – afirma.

PREVISÕES

Foram apresentados quadros das médias pluviométricas anuais na região e explicativos sobre os fenômenos naturais que influenciam o clima e o regime de chuvas. Diferentes modelos de previsão climática apontam que neste século a temperatura do planeta pode subir até 5 graus. Nas previsões apresentadas o fenômeno ‘La niña’ atuará de forma fraca a moderada.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

– Em setembro terá chuvas isoladas. Em outubro, o melhor período chuvoso, com índices pouco abaixo da média histórica, seguido de um novembro chuvoso. Em dezembro, as previsões para todo o Estado é de um mês muito quente e seco, seguido de janeiro e fevereiro com as mesmas características. Março, no entanto, trás chuvas com maiores volumes – previu.

Ruibran ainda destaca que a partir de maio o La niña perde a força, o que pode resultar em um melhor regime chuvoso em 2017.

Presente na palestra, o agrônomo Rodolpho Rebello destaca a importância dessas informações.

– Amparado em dados precisos e com mais acuidade sobre as informações climáticas, o produtor rural fica mais amparado. Preparo de solo, plantio e colheita podem ser programados com base nessas previsões, já que a meteorologia tem conquistado grandes avanços tecnológicos e tem embasando as decisões de vários setores da indústria – diz.

Por Andréa Fróes

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).