Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Carnavalesco paulistano apresenta workshop sobre processos criativos de carnaval em Montes Claros

Montes Claros – Carnavalesco paulistano apresenta workshop sobre processos criativos de carnaval em Montes Claros

Montes Claros – Carnavalesco paulistano apresenta workshop sobre processos criativos de carnaval em Montes Claros

O arquiteto e carnavalesco da Unidos do Peruche, campeão no grupo de Acesso em São Paulo em 2015, Murilo Lobo, é o idealizador do workshop “Construindo um Carnaval – da Inspiração à Apuração”, no dia 9 de setembro, no Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros. O evento é voltado para estudantes e público em geral interessados na temática.

Montes Claros - Carnavalesco paulistano apresenta workshop sobre processos criativos de carnaval em Montes Claros
Montes Claros – Carnavalesco paulistano apresenta workshop sobre processos criativos de carnaval em Montes Claros.

 

O carnavalesco Murilo Lobo, campeão no grupo de Acesso do Carnaval Paulistano em 2015 e, pelo segundo ano, representante do grupo Especial pela escola de samba Unidos do Peruche, tradicional agremiação da zona Norte de São Paulo apresentará, no workshop, como acontece seu processo criativo e como desenvolve o projeto de carnaval através de pesquisas, laboratórios e entrevistas. Além disso, Murilo explicará como tudo isso se encaixa nos critérios de avaliação dos jurados. De acordo com Murilo, o que as pessoas precisam entender é que o Carnaval é uma grande ópera ao ar livre. “E com esse olhar fica mais fácil compreender a criação e desenvolvimento do tema que está sendo apresentado na avenida”, explica.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Com o objetivo de levar ao público geral, além dos acadêmicos de história, artes, teatro e afins, criou esse espaço para a explanação do carnavalesco que irá apresentar e difundir o trabalho de cada projeto de carnaval que tem duração de cerca de um ano até a apresentação apoteótica na avenida.

Além de criar, desenvolver e cuidar dos detalhes do espetáculo, Murilo foi o primeiro carnavalesco que utilizou um aplicativo para smartphones para orientar os componentes e o público geral sobre enredo, desfile, comentários e explicações ala a ala, com desenho das fantasias, informações sobre a Comissão de Frente e alegorias “Todo esse conteúdo foi pensado para que todos pudessem ter acesso e entender melhor o espetáculo”, explica.

Montes Claros - Carnavalesco paulistano apresenta workshop sobre processos criativos de carnaval em Montes Claros
Montes Claros – Carnavalesco paulistano apresenta workshop sobre processos criativos de carnaval em Montes Claros.

 

De acordo com Murilo, o aplicativo é um recurso didático que também interage com todos os perfis de componentes: os antigos e os que estão chegando agora. Isso facilita o trabalho de toda a direção da agremiação e dos chefes de ala.

Dentro da proposta de difusão, Murilo Lobo também criou sua página como pessoa pública no Facebook para compartilhar informações, inspirações e referências de estudos como fonte para suas criações.

Carreira

Formado em arquitetura na faculdade Belas Artes, Murilo Lobo já assinou projetos tradicionais da cidade de São Paulo e, somado a essa bagagem acadêmica, o carnavalesco tem a maior festa popular como referência familiar. Esse amor e devoção vem da sua família que é apaixonada por samba. Cresceu com referências musicais de samba de raiz, marchinhas e vendo a produção das fantasias dos blocos do clube Banespa (nas décadas de 80, 90 e até o começo dos anos 2000 promovia grandes bailes de Carnaval), nos quais a família toda participava, dentro da sua própria casa.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Foi na Sociedade Rosas de Ouro, como componente de ala que conheceu o grande artista Jorge Freitas e, como persistente que é, Murilo sempre levou ideias e se interessava em sugerir ideias. A convite de Jorge começou a trabalhar de assistente do carnavalesco que se tornou amigo e padrinho. Lobo uniu suas referências pessoais e conhecimentos da arquitetura com elementos que compõe o desenvolvimento do carnaval e foi ganhando espaço e a confiança de Jorge.

Criação e desenvolvimento

A partir de 2013, começou a assinar os enredos ao lado de Jorge (atual campeão do Carnaval de São Paulo pela Império de Casa Verde) e do então intérprete oficial da Rosas de Ouro, Darlan Alves (atual X-9 Paulistana). Com eles, foram três grandes enredos: “Os Condutores da Alegria numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia”, “Inesquecível” e “Depois da Tempestade, o Encanto”, respectivamente em 2013, 2014 e 2015.

Em 2015, assumiu, pela primeira vez, como carnavalesco da Unidos do Peruche e conquistou o campeonato do grupo de Acesso com o enredo: ‘”Karabá e o Menino do Coração de Ouro”. A partir disso, a diretoria da agremiação manteve o artista em 2016, com o enredo “Ponha um Pouco de Amor numa Cadência e Vai Ver que Ninguém no Mundo Vence a Beleza que Tem o Samba. Cem Anos de Samba, Minha Vida, Minha Raiz”, que ficou em 13° lugar, permanecendo no grupo Especial.

Esse ano, assinará o projeto de 2017: “A Peruche no Maior Axé Exalta Salvador, Cidade da Bahia, Caldeirão de Raças, Cultura, Fé e Alegria”, ao lado do renomado aderecista e carnavalesco, Sérgio Caputo Gall.

Workshop

O evento é uma parceria da Lobo Consultoria Criativa e o Museu Regional do Norte de Minas, com apoio da Diretoria de Documentação e Informações (DDI), Centro de Ciências Humanas – CCH Unimontes e imprensa local. “A cidade de Montes Claros foi escolhida para receber esse projeto pelo reconhecido valor cultural e artístico e pelas antigas tradições do carnaval local. Além disso, a Universidade atua de maneira destacada no norte de Minas”, conclui.

Workshop: “Construindo um Carnaval – Da inspiração à Apuração”
Data: 09 de setembro de 2016 – 18:00
Museu Regional do Norte de Minas
Rua Cel. Celestino, 75 – Centro, Montes Claros – MG, 39400-014
Telefone: (38) 3229-8590

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).