Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Cardiologista faz alerta para malhação em dias quentes

Saúde – Cardiologista faz alerta para malhação em dias quentes

Saúde – Cardiologista faz alerta para malhação em dias quentes

A estação mais quente do ano, o verão, só começa no dia 21 de dezembro, mas as altas temperaturas começam a chegar no Norte de Minas já a partir da primavera.

Saúde - Cardiologista faz alerta para malhação em dias quentes
Saúde – Cardiologista faz alerta para malhação em dias quentes

 

Nos últimos dias do mês de agosto, a temperatura acima dos 32 graus tem propiciado a volta das práticas esportivas e exercícios físicos, porém, o médico Eder Tadeu Pinheiro Brandão, cardiologista do Hospital Dilson Godinho, faz alguns alertas para quem vai praticar algum tipo de atividade física.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Segundo o cardiologista, passado o inverno, esse é um bom momento para iniciar uma atividade física. Não só porque os dias estão com a temperatura mais quente, mas por que os exercícios físicos fazem muito bem para o corpo e sobretudo para o coração. “O primeiro passo é procurar orientações médicas. A prática de alguma atividade esportiva é de fundamental importância para o nosso corpo, mas é preciso ficar atento. Recomendo que antes de começar a fazer qualquer atividade física na rua ou em academias, a visita a um especialista para avalição médica é preponderante para não termos nenhuma surpresa desagradável depois”, afirma o especialista.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) apontam que na primavera, as temperaturas máximas podem atingir valores elevados em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro. Por isso, segundo o cardiologista, ao iniciar as atividades, é necessário que a pessoa fique atenta a alguns cuidados, como a hidratação, pois nesses dias quentes o corpo sua mais e se desidrata facilmente. “Por isso é importante que se leve sempre uma garrafa de água e se reabasteça sempre de líquidos”, enfatiza.

BENEFÍCIOS – As alterações provocadas pelo exercício físico a curto e longo prazos protegem contra o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes Mellitus tipo II, alterações nos níveis plasmáticos de triglicerídeos, fortalece músculos e ossos e controla o peso. Além dos resultados práticos, como a definição muscular, outros benefícios bem importantes são intangíveis. “Os exercícios auxiliam na diminuição dos quadros de estresses, melhoram a função imunológica e fatores psicológicos, o que proporciona aos praticantes a sensação de prazer e bem-estar. Praticar com regularidade também reduz o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer e ainda contribui para a saúde mental, humor e longevidade”, destaca o médico Eder Tadeu Pinheiro Brandão.

Eder Tadeu Pinheiro Brandão, cardiologista do Hospital Dilson Godinho - Foto: Rubens Santana
Eder Tadeu Pinheiro Brandão, cardiologista do Hospital Dilson Godinho – Foto: Rubens Santana

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).