Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

LENINHA É O NOME

Conforme já era esperado e inclusive antecipado pela coluna, com a impugnação da candidatura de Sued Botelho (PT), a Professora Leninha, que figurava na chapa como candidata a vice, foi o nome escolhido para ser cabeça de chapa. O nome do novo vice ficou a cargo do PC do B, que indicou Juscelino Manso.

ENTRADA DO PT

Informação colhida pela coluna junto à cúpula do PT dá conta de que, nesta semana, o partido deve mudar vários pontos em sua propaganda eleitoral na TV e no Rádio. Primeiro é que entenderam ser propício o momento para retomada da utilização do número 13 e da estrela que simboliza o partido. Outra informação levantada por este jornalista é o de que o foco do programa também sofrerá mudança, já que, na prática, não vinha atendendo ao projeto do partido e candidato, mas sim, à posição e interesse dos responsáveis pela produção.

OPERAÇÃO DA FEDERAL

Na manhã de ontem, ocorreu, em Januária, mais uma operação deflagrada pela Polícia Federal e que envolve um dos candidatos a prefeito na eleição deste ano. Trata-se do ex-prefeito Maurílio Arruda. A exemplo de operações anteriores, continuo optando por não tecer juízo de valor para não condenar ou absolver os envolvidos na questão. De qualquer forma, chama a atenção o fato de, nos três casos, os envolvidos serem o principal nome na disputa em seus municípios. A resposta da Polícia Federal é de que se trata de um comportamento eminentemente técnico. Buscando uma resposta mais convivente sobre o fato, este jornalista esteve conversando com um dos integrantes da corporação e este comentou que, como prisão de quem está participando no processo só pode acontecer até o próximo sábado (17), as questões que envolvam candidato é prioridade sim. Aliás, este jornalista sai na frente e traz informação de que será feito pedido de prisão preventiva contra o ex-prefeito.

NOME DA EMPRESA

O que chamou a atenção deste jornalista é que a operação de ontem envolveu empresário que, em 2014, teria feito delação premiada tendo citado os fatos que motivaram a ação da Polícia Federal. Durante a entrevista coletiva, o delegado Thiago Amorim preferiu não citar o nome dos empresários, mas este jornalista foi atrás e descobriu que os envolvidos seriam os irmãos Fábio e Fabiano Ferreira Durães, das empresas Retromáquinas e AF Construtora.

VERDADE DA ETE

Em respeito aos leitores, fiz um compromisso comigo mesmo de não usar este espaço para execrar qualquer um dos candidatos, especialmente em Montes Claros. Entretanto, a bem da verdade e, no sentido de orientar melhor aos leitores, faremos questão de usar deste espaço, sempre que fato que não condiz com a verdade for explorado em programa eleitoral. Ontem, por exemplo, um dos programas usou quase todo o seu tempo para criticar a Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa, na região do JK e Renascença. Vários moradores deram depoimento criticando principalmente o mau cheiro. O autor da ideia de levar o assunto à TV se esqueceu de que a ETE foi construída na administração do ex-prefeito Athos Avelino Pereira, que está envolvido na campanha da coligação que faz a denúncia. O candidato Ruy Muniz (PSB), na época, era vereador e foi o único a se posicionar contrário à construção da Estação naquele local. Não precisa acreditar neste jornalista, basta consultar ata da Câmara de Montes Claros, no período em que a autorização foi votada. Aliás, seria interessante que Athos Avelino fosse para TV falar porque foi ele quem indicou a construção naquele local.

PESQUISA

O instituto Veritá divulgará hoje pesquisa de intenção de voto que seria realizada em Montes Claros neste final de semana. A coligação ‘Competência para fazer mais’ teria entrado com representação junto à Justiça Eleitoral, alegando que em sua página no Facebook, o advogado Farley Menezes teria divulgado números. A princípio, a liminar foi negada. De qualquer forma, será possível, após publicação dos números, saber se o pedido procede ou não.

ORGULHO REGIONAL

Apesar de já ter sido amplamente divulgado, a coluna não poderia deixar de registrar a alegria e o orgulho de todo o Norte de Minas de, hoje, poder comemorar o fato de duas filhas da região estarem ocupando cargos estratégicos na história do Brasil. O fato de termos a Ministra Carmem Lúcia, de Montes Claros, como presidente do Supremo Tribunal Federal, e da januarense, Grace Maria Fernandes, como Advogada-Geral da União, contempla a região, neste momento de denúncias e denuncismo.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).