Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

LENINHA É O NOME
Conforme já era esperado e inclusive antecipado pela coluna, com a impugnação da candidatura de Sued Botelho (PT), a Professora Leninha, que figurava na chapa como candidata a vice, foi o nome escolhido para ser cabeça de chapa. O nome do novo vice ficou a cargo do PC do B, que indicou Juscelino Manso.

ENTRADA DO PT
Informação colhida pela coluna junto à cúpula do PT dá conta de que, nesta semana, o partido deve mudar vários pontos em sua propaganda eleitoral na TV e no Rádio. Primeiro é que entenderam ser propício o momento para retomada da utilização do número 13 e da estrela que simboliza o partido. Outra informação levantada por este jornalista é o de que o foco do programa também sofrerá mudança, já que, na prática, não vinha atendendo ao projeto do partido e candidato, mas sim, à posição e interesse dos responsáveis pela produção.

OPERAÇÃO DA FEDERAL
Na manhã de ontem, ocorreu, em Januária, mais uma operação deflagrada pela Polícia Federal e que envolve um dos candidatos a prefeito na eleição deste ano. Trata-se do ex-prefeito Maurílio Arruda. A exemplo de operações anteriores, continuo optando por não tecer juízo de valor para não condenar ou absolver os envolvidos na questão. De qualquer forma, chama a atenção o fato de, nos três casos, os envolvidos serem o principal nome na disputa em seus municípios. A resposta da Polícia Federal é de que se trata de um comportamento eminentemente técnico. Buscando uma resposta mais convivente sobre o fato, este jornalista esteve conversando com um dos integrantes da corporação e este comentou que, como prisão de quem está participando no processo só pode acontecer até o próximo sábado (17), as questões que envolvam candidato é prioridade sim. Aliás, este jornalista sai na frente e traz informação de que será feito pedido de prisão preventiva contra o ex-prefeito.

NOME DA EMPRESA
O que chamou a atenção deste jornalista é que a operação de ontem envolveu empresário que, em 2014, teria feito delação premiada tendo citado os fatos que motivaram a ação da Polícia Federal. Durante a entrevista coletiva, o delegado Thiago Amorim preferiu não citar o nome dos empresários, mas este jornalista foi atrás e descobriu que os envolvidos seriam os irmãos Fábio e Fabiano Ferreira Durães, das empresas Retromáquinas e AF Construtora.

VERDADE DA ETE
Em respeito aos leitores, fiz um compromisso comigo mesmo de não usar este espaço para execrar qualquer um dos candidatos, especialmente em Montes Claros. Entretanto, a bem da verdade e, no sentido de orientar melhor aos leitores, faremos questão de usar deste espaço, sempre que fato que não condiz com a verdade for explorado em programa eleitoral. Ontem, por exemplo, um dos programas usou quase todo o seu tempo para criticar a Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa, na região do JK e Renascença. Vários moradores deram depoimento criticando principalmente o mau cheiro. O autor da ideia de levar o assunto à TV se esqueceu de que a ETE foi construída na administração do ex-prefeito Athos Avelino Pereira, que está envolvido na campanha da coligação que faz a denúncia. O candidato Ruy Muniz (PSB), na época, era vereador e foi o único a se posicionar contrário à construção da Estação naquele local. Não precisa acreditar neste jornalista, basta consultar ata da Câmara de Montes Claros, no período em que a autorização foi votada. Aliás, seria interessante que Athos Avelino fosse para TV falar porque foi ele quem indicou a construção naquele local.

PESQUISA
O instituto Veritá divulgará hoje pesquisa de intenção de voto que seria realizada em Montes Claros neste final de semana. A coligação ‘Competência para fazer mais’ teria entrado com representação junto à Justiça Eleitoral, alegando que em sua página no Facebook, o advogado Farley Menezes teria divulgado números. A princípio, a liminar foi negada. De qualquer forma, será possível, após publicação dos números, saber se o pedido procede ou não.

ORGULHO REGIONAL
Apesar de já ter sido amplamente divulgado, a coluna não poderia deixar de registrar a alegria e o orgulho de todo o Norte de Minas de, hoje, poder comemorar o fato de duas filhas da região estarem ocupando cargos estratégicos na história do Brasil. O fato de termos a Ministra Carmem Lúcia, de Montes Claros, como presidente do Supremo Tribunal Federal, e da januarense, Grace Maria Fernandes, como Advogada-Geral da União, contempla a região, neste momento de denúncias e denuncismo.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).