Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Campanha Nacional de Multivacinação tem início dia 19 de setembro

Saúde – Campanha Nacional de Multivacinação tem início dia 19 de setembro

Saúde – Campanha Nacional de Multivacinação tem início dia 19 de setembro

Saúde - Campanha Nacional de Multivacinação tem início dia 19 de setembro
Saúde – Campanha Nacional de Multivacinação tem início dia 19 de setembro

 

Objetivo é atualizar o cartão de vacinação de crianças menores de 5 anos e  daquelas entre 9 a 14 anos, garantindo proteção contra 17 doenças diferentes.

O cuidado com a saúde das crianças e adolescentes deve começar na prevenção. Por isso, entre os dias 19 e 30 de setembro, todas as crianças menores de 5 anos e jovens com idade entre 9 e 14 anos devem participar da Campanha Nacional de Multivacinação.

O objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacinas dos dois grupos, oferecendo proteção para 17 doenças diferentes. A vacinação é gratuita e é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

De acordo com a Coordenadora Estadual de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Elaize Maria Gomes de Paula, todas as crianças e adolescentes que integram a faixa etária da campanha devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde levando o cartão de vacinação.

“É fundamental que todos compareçam aos serviços de saúde levando o cartão de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas”, explica.

Vacinação para crianças menores de 5 anos

Crianças menores de cinco anos devem ter o cartão de vacinação atualizado durante a Campanha de Multivacinação. Para isso, basta que pais, familiares e responsáveis levem os pequenos à Unidade Básica de Saúde mais próxima. Ao todo, 13 vacinas diferentes poderão ser atualizadas durante a campanha, incluindo a que oferece proteção contra a poliomielite.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela e varicela (catapora) são outras doenças que podem ser prevenidas com a atualização do cartão de vacinas. Confira quais são as vacinas indicadas para as crianças menores de 5 anos. Veja abaixo quais são as vacinas indicadas para este público.

content_serie_multivacinacaoinfantil-1

Vacinação para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos

Quem tem entre 9 e 14 anos também está contemplado na Campanha Nacional de Multivacinação.  Com relação ao público compreendido dentro dessa faixa etária, as doenças preveníveis com a vacina são: hepatite B, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche e, no caso das meninas, HPV. Veja abaixo quais são as vacinas indicadas para este público.

content_post_multivacinacaol_2_criancas_e_adolescentes

Cartão de vacinação

Para quem estiver sem o cartão, por motivo de perda ou outro motivo, a orientação é procurar a unidade básica de saúde onde a criança ou adolescente costuma se vacinar, pois lá terá o cartão espelho, documento que fica arquivado com os registros de doses que foram aplicadas, bem como as doses que deverão ser administradas. Caso contrário, deverá ser iniciado todo um esquema, de acordo com a faixa etária correspondente.

Vale reforçar que o cartão de vacinação é um documento de grande importância aos serviços de saúde e, diante disso, precisa ser bem conservado e preservado.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).