Inicio » Colunistas » Aldeci Xavier » Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

Coluna do Aldeci Xavier – Preto no Branco

ELEIÇÃO EM JANUÁRIA
Durante toda manhã de ontem fiquei por conta de buscar informações a respeito do quadro político em Januária, já que, com o pedido de prisão do ex-prefeito Maurílio Arruda (PTC), a primeira ideia seria de que a campanha passaria a ser polarizada entre o candidato governista Dr. Marcelo (PSB) e Joãozinho Lima (PSDB). O que percebemos é que se a ação da Polícia Federal teve algum efeito junto ao eleitor, pelo menos neste primeiro momento, não é possível perceber. Uma pessoa com quem conversei e que não está envolvida em nenhuma das campanhas, comentou normalmente que em Januária quase todo eleitor já tem o seu lado e a boa avaliação do ex-prefeito Maurílio permite que ele continue em pé de igualdade com os adversários. Daqui até as eleições, fatos poderão modificar o quadro, mas se o pleito fosse hoje a disputa continuaria entre Joãozinho Lima e Arruda.

PIRAPORA
Quem imaginou que a prisão pela Polícia Federal do ex-prefeito Warmillon Braga teria como efeito “um tiro de misericórdia” na campanha de sua esposa Marcela (PSD), pelo menos até agora tal fato não ficou caracterizado. A campanha no município polarizou e, baseado na movimentação, as chances de a candidata ser eleita é real. Mesmo não tendo sido divulgada pesquisa, é possível perceber maior movimentação em torno da campanha do PSD. O adversário é o candidato Indalécio (PMDB), que tem o apoio do prefeito Léo Silveira, nome bem avaliado pela população. Aliás, Léo desistiu de concorrer à reeleição, mesmo tendo chances reais de vitória.

SÃO FRANCISCO
Pela primeira vez na história de São Francisco, os eleitores tomarão conhecimento de forma antecipada da situação dos candidatos na disputa majoritária. Ontem foi registrado junto à Justiça Eleitoral, pesquisa de intenção de voto a ser realizada pelo Instituto Veritá e que deve ser divulgada na próxima quarta-feira (21). Num primeiro momento, o clima é de que a disputa está embolada entre os candidatos Veim (PR), Paulo Miguel (PT) e Cida Veloso (PT do B). Também na disputa está o candidato Galinha Tonta, mas pelo andar da carruagem, no momento, não figura entre os mais votados.

RELIGIÃO E A POLÍTICA
Confesso que fiquei perplexo com o comportamento de padre ligado a um partido político de esquerda, que tem usado a homilia para atacar candidato que escolheu como adversário pessoal. Só acreditei porque o vídeo foi postado na rede social. Considero um absurdo usar as celebrações para fazer campanha a favor, ou contra, a este ou aquele candidato. A pessoa a que me refiro escolheu seu algoz desde a eleição de 2012, quando o candidato que teve o seu apoio foi fragorosamente derrotado na região do Grande Santos Reis. Este tipo de postura tem levado a Igreja Católica a perder vários dos seus fiéis. O mais interessante é que todos os candidatos na disputa majoritária em Montes Claros são católicos e deveriam ser acolhidos da mesma forma pela Igreja. Aliás, na prática um vigário tem como missão pastorear e conduzir as ovelhas católicas. Vale uma passagem bíblica que deveria servir de exemplo para o referido cidadão. Jesus disse ao apóstolo Pedro: “Pedro se me amas, apascenta minhas ovelhas”.

DEBATE
Muito leitores querendo saber a opinião deste jornalista em relação ao debate realizado na noite de terça-feira, no auditório da CDL, e que foi transmitido pela TV Geraes. A este respeito, confesso que esperava mais dos candidatos. Analisando como eleitor, havia a expectativa de que as promessas fossem acompanhadas de informações técnicas e financeiras, dando credibilidade aos compromissos. Entretanto, o que vimos foram respostas chavões. De qualquer forma é possível dizer que candidatos como Jairo Ataíde, Humberto Souto, Ruy Muniz e Leninha, não se comprometeram.

PREFEITO CORAÇÃO DE JESUS
Quatro dos sete candidatos a prefeito no município de Coração de Jesus tiveram os pedidos de registro de candidatura indeferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: o candidato à reeleição Dr. Pedrim (PPS), Netin (PSB), Pastor Eliezer (PT) e Terezino (PSOL). Já entre os candidatos a vereador, mais de 20 também tiveram os pedidos negados. Entre eles, os candidatos à reeleição: Cirilo, Cloves, Tércio e Zé Antônio do Pontal. A maioria dos candidatos indeferidos entrou com recurso e aguarda julgamento. Também chama a atenção entre os candidatos a vereador a quantidade que renunciou à disputa totalizando oito desistências. As informações são do TSE e foram atualizadas.

Por Aldeci Xavier

Aldeci Xavier
Aldeci Xavier

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).