Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Secretaria de Cidades aponta soluções para resíduos na região de Januária

Norte de Minas – Secretaria de Cidades aponta soluções para resíduos na região de Januária

Norte de Minas – Secretaria de Cidades aponta soluções para resíduos na região de Januária

Estudos indicaram a alternativa mais viável para o Consórcio Intermunicipal realizar a coleta e a destinação dos resíduos sólidos nos municípios.

Norte de Minas - Secretaria de Cidades aponta soluções para resíduos na região de Januária
Norte de Minas – Secretaria de Cidades aponta soluções para resíduos na região de Januária.

 

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir) concluiu estudo que aponta as estratégias economicamente viáveis para o tratamento integrado de resíduos sólidos nos 15 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico da Microrregião do Alto Médio São Francisco (Ciamesf).

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O “Estudo de Concepção de Serviços de Infraestrutura de Sistemas Integrados de Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos” foi entregue, nesta quinta-feira (15/9), aos prefeitos que puderam conhecer melhor cada uma das alternativas propostas, a partir de levantamentos de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental, realizados na região.

“Foram apresentadas quatro alternativas para a destinação do lixo, a partir da análise de  fatores como o tipo de lixo gerado, a distância a ser percorrida, a logística necessária para realizar o transbordo, e, ainda, o custo da tonelada do lixo. Resta agora ao Consórcio avaliar se a solução apontada pelo estudo é mesmo a mais adequada para as localidades consorciadas ”, afirmou a secretária adjunta da Secretaria de Cidades, Izabel Chiodi.

Para o presidente do Ciamesf, prefeito de Itacarambi, Ramon Campos Cardoso, com o estudo em mãos, será possível identificar a opção mais econômica, reduzindo os custos finais tanto para os municípios, individualmente, como para o Consórcio.

“Agradecemos o empenho do Governo de Minas Gerais em concluir este estudo iniciado, ainda em 2009, que vai nos permitir solucionar um problema que tanto aflige a região, com um custo menor para a prefeitura e para a população”, disse.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Próxima etapa

Definida a melhor solução pelo Consórcio, será realizado, sob a coordenação da Secretaria de Cidades, um Estudo de Campo, que vai avaliar se a área escolhida está apta a receber o projeto.

Serão feitas sondagens relativas aos lençóis de água ou mananciais de superfície, áreas de preservação e florestas que existam nas proximidades das áreas propostas e que impeçam a implantação do aterro sanitário para a destinação final do lixo e dos efluentes gerados. Em seguida será feita nova licitação para a contratação do projeto básico, orçamentos e especificações, até a elaboração do projeto executivo.

Ciamesf

Integram o Ciamesf os municípios de Brasília de Minas, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Icaraí de Minas, Itacarambi, Luislândia, Januária, Juvenília, Manga, Miravânia, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, São João das Missões e Ubaí.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).