Inicio » Colunistas » Jerusia Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

O DESAFIO DE LULA

A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva é o assunto do dia na imprensa em Brasília. Pela veemência do discurso do petista, em um encontro do Partido dos Trabalhadores, em um hotel em São Paulo, nesta quinta-feira (15), a pauta ainda vai render muitos capítulos, ao que tudo indica, não muito favoráveis ao ex-presidente. “Provem uma corrupção minha, que eu irei a pé para ser preso”, desafiou o ex-presidente ao comentar sobre as acusações do MPF que pesam contra ele, no encontro, quando o petista também destacou o orgulho de ter criado o que ele chamou de “o mais importante partido de esquerda da América Latina”.

DF EM ESTADO DE ALERTA

A baixa umidade do ar está transformando Brasília em uma estufa de névoa seca, formada por impurezas como fumaça e poeira. Em vários pontos, a cidade é vista com aspecto acinzentado e o sol avermelhado. O tempo seco e as altas temperaturas colocam a capital em estado de alerta, pois os índices de umidade estão abaixo dos 20% e, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que este quadro se mantenha nos próximos dias. Com o estado de alerta, a Defesa Civil recomenda a suspensão de prática de atividades físicas entre 10h e 16h, a ingestão de líquidos independentemente de estar ou não com sede, e o uso de protetor solar.

SESSÃO TUMULTUADA NA CÂMARA

A reunião da comissão geral no plenário da Câmara, ocorrida na manhã da última quarta-feira, para discutir violência contra mulheres e meninas, foi marcada por tumulto e bate-boca. Em seu discurso, a presidente do coletivo de lésbicas Coturno de Vênus, Cláudia Macedo, provocou ao afirmar “que nesta Casa há pelo menos um deputado acusado de apologia ao estupro” e propôs que o Parlamento o afaste, para sinalizar empenho em acabar com este crime. Ela não citou nomes, mas o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) reagiu imediatamente e cobrou que ela revelasse quem era o deputado que estava acusando.  O que seguiu daí em diante foi um tumulto, seguido de um debate acalorado, sem chegar a um resultado efetivo.

REPRESENTAÇÃO CONTRA WYLLYS

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encaminhou para o Conselho de Ética da Casa representação contra o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), que deve responderá por ato atentatório ao decoro parlamentar. O documento tem como base seis representações apresentadas na Corregedoria da Casa, após Wyllys cuspir na direção do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) no dia da votação, em plenário, do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Entre as representações estão duas de autoria do ator Alexandre Frota.

BELEZA FATAL

Uma universitária de 20 anos morreu nesta quarta-feira após passar por um procedimento de bronzeamento artificial em uma clínica no DF. Após a sessão, a jovem estudante de Direito passou a reclamar de dores e não conseguir dormir por duas noites, até que os parentes decidiram levá-la ao hospital, onde os médicos constaram que ela estava com insolação e desidratada. A Vigilância Sanitária fechou a clínica de bronzeamento, que funcionava no terceiro andar de uma residência também usada como pousada. Os hóspedes disseram que nem sabiam da existência da clínica. A família registrou ocorrência na Polícia Militar.

RECRIAÇÃO DO MDA

Extensionistas de Mato Grosso estão se mobilizando pela recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A pasta foi cortada durante a reforma ministerial em maio quando o presidente Michel Temer assumiu interinamente. Atualmente, no Brasil, são aproximadamente 5 milhões de agricultores familiares, dos quais cerca de 100 mil estão localizados em Mato Grosso. Em torno de 21 políticas públicas voltadas para a agricultura familiar são implementadas pelo MDA e, recentemente, a Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil emitiu nota onde salienta que “recriar o MDA é garantir que essas políticas públicas cheguem a todos os municípios brasileiros”.

Por Jerusia Arruda

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).