Inicio » Colunistas » Jerusia Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

REFORMA PREVIDENCIÁRIA

Apesar de entrar ainda este mês na pauta da Câmara dos Deputados, a proposta de reforma da Previdência só será votada mesmo em 2017. A proposta inicial do Presidente Michel Temer eleva a idade mínima de aposentaria de 60 para 65 anos, para os homens, e de 55 para 60 anos, no caso das mulheres. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que a proposta não terá prioridade e, no máximo, será analisada até dezembro. De acordo com Maia, a prioridade zero da Câmara, neste momento, é a aprovação da proposta de emenda à Constituição que impõe um teto para o crescimento dos gastos públicos nos próximos anos, encaminhada por Temer em junho.

BOMBA DE EFEITO RETARDADO

Cassado do mandato e longe dos holofotes da tribuna da Câmara Federal, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se prepara para a realização de noites de autógrafos do livro em que irá tratar sobre os bastidores do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O peemedebista pretende participar do lançamento nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, ainda esse ano. Cunha não revela detalhes, mas garante que o livro não é ameaça, que a sociedade merece conhecer todos os fatos e ele quer contribuir com a História. A verdade é que o livro está tirando o sono de muita gente nos bastidores da política.

DESVIO DE RECURSO

A saúde e a educação, que já andam tão combalidas, sofrem um novo golpe. Investigação comandada pelo Ministério Público do Distrito Federal aponta a existência de um esquema de corrupção na Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF, com a suposta negociação de uma ‘sobra orçamentária’ de R$ 30 milhões, destinada originalmente à reforma de escolas e unidades de saúde. No começo de dezembro, os distritais aprovaram uma mudança no texto, direcionando o aporte para pagar dívidas do Palácio do Buriti com prestadoras de serviço em UTIs. O esquema era para direcionar dinheiro às empresas que atuam em hospitais públicos e receber propina, em troca.

BRASÍLIA EM CHAMAS

O cerrado no entorno do DF está sendo castigado não só pelas altas temperaturas e pela falta de chuva, mas também pelos recorrentes incêndios que têm atingido a região. Somente nos primeiros sete meses desse ano foram registrados 120% a mais de ocorrências em áreas florestais em relação ao ano passado. Até 20 de julho o Corpo de Bombeiros atendeu a 2506 ocorrências e incêndio, com as chamas atingindo 4.925,82 hectares. Segundo o tenente-coronel Alan Alexandre, da Comunicação Social da corporação, “as condições climáticas desidratam rapidamente a vegetação, que fica mais propícia a queimar”.

QUEM MATOU PC FARIAS?

Duas décadas depois, o assassinato do tesoureiro do ex-presidente Fernando Collor continua um mistério. PC Farias e a namorada Suzana Marcolino da Silva foram encontrados mortos na manhã de 23 de junho de 1996, em uma casa de praia no litoral de Maceió e, 20 anos depois, a pergunta ainda é mesma: “Quem matou?”. Não se sabe quem atirou ou se houve um mandante para o crime contra a peça principal do esquema de corrupção que levou ao primeiro impeachment do país. Apesar de os promotores duvidarem que os autores do crime sejam identificados, os irmãos de Suzana não perdem a esperança. Nesta semana, a jornalista Ana Luiza Marcolino, irmã de Suzana, disse que “ficou uma coisa que ninguém quis resolver. Por que não? No Brasil, quando a polícia e a Justiça querem, se resolve”. Tem toda razão a jornalista.

Por Jerusia Arruda

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).