Inicio » Colunistas » Jerusia Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

MENOS SAÚDE

As dificuldades vivenciadas pela saúde pública no País também são realidade no DF. Nos últimos cinco anos, os hospitais públicos e particulares da capital federal extinguiram 571 leitos de internação. O recuo de 8,3% é quase o dobro da média nacional, de 4,6%. No período, segundo dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, passou de 6.799 vagas, na rede pública, para 6.228. O serviço fica ainda mais desequilibrado com as unidades que não deixaram de existir, mas estão bloqueadas por deficit de recursos para manutenção. O mais recente levantamento da Secretaria de Saúde mostra que 225 leitos estão nessa condição — sendo 97 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

RACIONAMENTO E ÁGUA

Além da baixa umidade e calor excessivo, a falta de chuvas também provoca o grave problema de racionamento de água no DF. Somente nesta segunda-feira, cinco cidades do entorno do Plano Piloto tiveram o abastecimento interrompido pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). A empresa explica que os reservatórios estão com baixos níveis de captação e, em função das altas temperaturas, aumentou muito o consumo, colocando o DF em alerta, e recomenda a todos os brasilienses que façam uso racional da água, principalmente após o retorno do abastecimento”.

‘NÉVOA’

Outro problema enfrentado pelos brasilienses nesse início de semana é a grande quantidade de fumaça que paira sob o céu do DF, provocada pelas queimadas que ocorrem em várias partes da cidade. Quem saiu cedo de casa nesta segunda-feira enfrentou pistas com visibilidade reduzida pela ‘névoa’ cinza, que além dos riscos no trânsito, também provoca dificuldade respiratória e compromete a saúde.

VINGANÇA DE CUNHA

As acusações feitas pelo deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, causaram preocupação no Palácio do Planalto. Embora auxiliares do presidente Michel Temer atribuam as denúncias a uma “vingança” de Cunha, a avaliação foi a de que as suspeitas levantadas por ele provocam constrangimento no momento em que Moreira Franco participa da comitiva presidencial, na viagem a Nova York, justamente para apresentar o programa de concessões a potenciais investidores.

A LUTA CONTINUA

Na quarta-feira passada (14), o ex-deputado Eduardo Cunha encaminhou à Câmara um recurso contra a cassação de seu mandato. O peemedebista usou um “embargo de declaração”, um recurso jurídico que os técnicos da Casa dizem que não é cabível por se aplicar apenas a sentenças judiciais e porque, regimentalmente, não há como recorrer de uma decisão do plenário. No recurso, Cunha pede para que o plenário analise o destaque de preferência para a votação do voto em separado que pedia a suspensão temporária de seu mandato. Na sessão que cassou o peemedebista, o pedido de votação da suspensão temporária foi rejeitado.

AGORA É LEI

Por causa das recorrentes denúncias de maus-tratos, agressões, mutilações dentre outras formas de violência, a partir de agora, no DF, os estabelecimentos comerciais destinados à exibição, tratamento, higiene e estética de animais domésticos, como pet shops, clínicas veterinárias e similares terão que instalar sistema de monitoramento de áudio e vídeo, para resguardar a segurança dos animas. O Projeto de Lei nº 801, de 2015, de autoria do deputado Júlio César foi sancionado pelo governador Rodrigo Rollemberg. Os estabelecimentos que não se adaptarem à nova regra estarão sujeitos à notificação, multa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil, interdição parcial ou total do estabelecimento, cassação de licença e alvará de funcionamento, entre outras penalidades. O prazo para a instalação das câmeras é de 90 dias.

Por Jerusia Arruda

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).