Inicio » Minas Gerais » MG – Número de mortes por gripe em Minas em 2016 já é maior que em ano de surto da doença

MG – Número de mortes por gripe em Minas em 2016 já é maior que em ano de surto da doença

MG – Número de mortes por gripe em Minas em 2016 já é maior que em ano de surto da doença

Minas registrou neste ano o maior número de casos de morte pela Síndrome Respiratória Aguda, causado pelo vírus Influenza.

MG - Número de mortes por gripe em Minas em 2016 já é maior que em ano de surto da doença
MG – Número de mortes por gripe em Minas em 2016 já é maior que em ano de surto da doença

 

Foram 227 óbitos em 2016, entre os meses de janeiro a agosto. Em 2009, ano de maior surto da doença, o vírus Influenza causou a morte de 214 pessoas.

Em 2016 foram confirmados 647 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, causados pelo vírus Influenza. Destes casos, 227 evoluíram para óbito, sendo que 153 foram por influenza A (H1N1) pdm09, 67 por Influenza A não subtipado, 4 por influenza B e 3 óbitos não classificados (nestes óbitos não foi possível realizar o exame laboratorial, mas houve vínculo epidemiológico com pessoas que tiveram Influenza).

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2016, o vírus influenza começou a circular antecipadamente, situação denominada por sazonalidade atípica, porém não se pode inferir que tal fator foi determinante para o aumento no número de óbitos.

“Acredita-se que a circulação mais precoce do vírus possa de fato, estar relacionada à forte temporada de influenza, ocorrida no hemisfério Norte, neste último inverno. Porém, uma explicação mais factível, ainda não foi determinada, haja vista que o comportamento ocorrido nesse período, poderá ser melhor descirto no próximo ano”, informou a SES. No entanto, ressalta o órgão, sabe-se que há muito tempo o vírus influenza sempre surpreende, dada sua capacidade de variabilidade genética.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Em sua grande maioria, os casos de gripe são leves e se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves. Em 2016, foram notificados 4.449 casos de SRAG. Desse total, foram 403 casos por influenza A (H1N1), 214 por Influenza A não subtipado, 26 por Influenza B e 4 por Influenza que em não foi possível classificar o subtipo do vírus.

Prevenção

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).