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Saúde – Exercício de fim de semana pode ser tão benéfico quanto o diário

Saúde – Exercício de fim de semana pode ser tão benéfico quanto o diário

As pessoas que se exercitam principalmente nos finais de semana podem colher grandes benefícios para a saúde, tanto quanto aquelas que fazem atividades físicas mais regularmente. Isso é o que aponta uma nova pesquisa internacional, divulgada nesta semana pela revista médica “Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine”.

Saúde - Exercício de fim de semana pode ser tão benéfico quanto o diário
Saúde – Exercício de fim de semana pode ser tão benéfico quanto o diário

 

Atualmente, os especialistas recomendam 150 minutos de atividade física moderada por semana, ou 75 minutos de exercícios intensos. Mas não há consenso sobre a frequência com que uma pessoa precisa se exercitar e se as atividades devem ser feitas diariamente ou se podem ser condensadas em poucos dias.

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Os resultados mostraram que as pessoas que concentram toda a atividade em um ou dois dias da semana – muitas vezes chamadas de “guerreiros de fim de semana” – parecem reduzir seus riscos de morrer tanto quanto aquelas que se exercitam três ou mais vezes por semana.

O estudo se baseou nas respostas de cerca de 64 mil pessoas, que foram divididas em quatro grupos: sedentário, insuficientemente ativo, guerreiro de fim de semana e regularmente ativo.

Os três grupos de pessoas que faziam exercícios conseguiram melhores resultados do que as sedentárias.

Ao comparar os guerreiros de fim de semana com os adultos sedentários, os pesquisadores descobriram que aqueles que se exercitavam apenas um ou dois dias por semana tinham um risco 30% menor de morrer por doenças.

O risco de morte por doença cardiovascular foi 40% mais baixo para guerreiros de fim de semana do que para adultos sedentários, e o risco de morte por câncer foi 18% menor.

Efeitos similares foram observados entre pessoas insuficientemente ativas que faziam menos exercícios do que o recomendado e pessoas regularmente ativas que se exercitavam três ou mais dias por semana.

Em comparação com os participantes sedentários, o risco de morrer de qualquer causa entre os participantes insuficientemente ativos foi 31% menor, e 35% menor nos participantes regularmente ativos.

Os riscos de morrer de doença cardíaca ou de câncer entre os que se exercitavam insuficientemente e os que se exercitavam regularmente também foram bastante semelhantes – com poucos pontos percentuais de diferença – ao risco reduzido dos guerreiros de fim de semana.

“É uma notícia muito animadora que ser fisicamente ativo apenas uma ou duas vezes por semana está associado a um menor risco de morte, mesmo entre as pessoas que fazem alguma atividade, mas não atingem os níveis de exercício recomendados”, disse o autor sênior Emmanuel Stamatakis, professor na Universidade de Sydney, na Austrália.

“No entanto, para obter benefícios de saúde ótimos com a atividade física é sempre aconselhável cumprir e exceder as recomendações”, acrescenta.

Perfil. O estudo não demonstrou uma relação de causa e efeito, porque se baseou em pessoas que preencheram pesquisas de saúde no Reino Unido, e confiou na intensidade e na duração autorrelatadas dos exercícios.

Os pesquisadores também advertiram que, uma vez que 90% dos entrevistados eram brancos, os benefícios dos exercícios de fim de semana podem não ser generalizáveis para toda a população.

O estudo revelou que os guerreiros de fim de semana tendiam a ser homens que praticavam, em média, 300 minutos de exercícios por semana, em um ou dois dias. Os tipos de exercício que eles faziam incluíam jardinagem, caminhadas, ciclismo, corrida e esportes organizados.

Poderoso. Os autores descreveram as descobertas como “estatisticamente poderosas”, pois exercícios melhoram a saúde ao reduzir o colesterol e controlar o ganho de peso, por exemplo.

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