Últimas Notícias

Montes Claros – Campanha de vacinação contra a gripe termina sexta-feira

A Campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), que começou no dia 26 de abril, termina nesta sexta-feira, 9. Tendo como público-alvo indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mães recentes, até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da Saúde, indígenas e grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a Campanha está longe de atingir sua meta nacional, que era de imunizar cerca de 40 milhões de brasileiros. Esta meta está longe de ser alcançada, já que até o momento apenas 14 milhões receberam a dose da vacina.

Montes Claros - Campanha de vacinação contra a gripe termina sexta-feira
Montes Claros – Campanha de vacinação contra a gripe termina sexta-feira

Em Montes Claros, a situação não é muito diferente, já que menos de 20 mil doses foram aplicadas, o que representa cerca de 30% da meta. A situação é preocupante, já que os grupos prioritários da campanha, que são as crianças e os idosos, também não compareceram em bom número aos 18 postos de vacinação montados no município. Além disso, as recentes mudanças no clima facilitam a transmissão da doença, que é transmitida pelo ar e pode levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral.

Diante disso, a Prefeitura determinou que, a partir de hoje, 6, duas salas de vacinação do município terão seu horário de atendimento estendido. São elas o Centro de Saúde do Major Prates (avenida Olímpio Prates, S/N – 3346-3345) e a ESF do Esplanada (rua Coronel Coelho, 195 – 3229-3343/3558), que passam a funcionar das 8 às 21 horas.

As outras 16 salas de vacinação continuam com seu funcionamento normal, das 8 às 17 horas.  As salas funcionam nas seguintes unidades:

ANTÔNIO PIMENTA

CINTRA

DELFINO MAGALHÃES

ELDORADO

ESPLANADA

INDEPENDÊNCIA I/III

LOURDES

MAJOR PRATES

MARACANÃ

NASPI

NOVA ESPERANÇA

PLANALTO

RENASCENÇA

SANTOS REIS

SÃO JUDAS

VERA CRUZ

VILA OLIVEIRA

VILA SION