Inicio » Internacional » África » África – Tumulto causa morte de 15 torcedores em jogo do Mazembe

África – Tumulto causa morte de 15 torcedores em jogo do Mazembe

Um tumulto em um jogo de futebol matou ao menos 15 torcedores na República Democrática do Congo, neste domingo, na capital Kinshasa. De acordo com a imprensa internacional, a confusão ocorreu após torcedores do time local ASV Club se revoltarem com a derrota por 1 a 0 para o Mazembe, equipe africana que venceu o Inter no Mundial de 2010, e envolverem-se em confronto com a polícia.

África - Tumulto causa morte de 15 torcedores em jogo do Mazembe
África – Tumulto causa morte de 15 torcedores em jogo do Mazembe

Os problemas ocorreram depois de policiais ameaçados por torcedores atirarem gás lacrimogênio no lotado estádio. A correria e a confusão resultou na morte de ao menos 15 pessoas por sufocamento e outros 24 feridos, segundo oficiais do país.

Imagens de televisões locais mostrariam fumaça saindo do estádio e torcedores correndo cegamente em diferentes direções, caindo um sobre os outros. O ministro da cidade Emmanuel Akweti afirmou à Reuters que quatro policiais foram ameaçados e ao responderem com gás o tumulto teria começado.

Tumultos seriam frequentes em eventos no país africano. No último mês, pelo menos 14 foram esmagados em um festival de tributo para o músico popular congolês King Kester Emeneya.


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).