Últimas Notícias
Beleza - Espinhas e manchas são comuns durante a gestação
Beleza - Espinhas e manchas são comuns durante a gestação

Beleza – Espinhas e manchas são comuns durante a gestação

Um grande mito popular sobre a gravidez é que muita gente acha que a mulher, quando engravida, fica com uma pele sedosa e brilhante da noite para o dia. A textura e aparência da pele melhoram, sim, com as alterações hormonais próprias da gestação, mas isso pode demorar um certo tempo, explica a dermatologista Carolina Coelho. No primeiro trimestre, por exemplo, é comum o aparecimento de espinhas na futura mamãe, assim como nos meses subsequentes pode chegar a desenvolver manchas e, nos últimos meses, as temidas estrias.

Beleza - Espinhas e manchas são comuns durante a gestação
Beleza – Espinhas e manchas são comuns durante a gestação

“Como as glândulas sebáceas entram em grande produção, é bastante comum – até para mulheres que não costumavam ter acne, o aparecimento de espinhas nos três primeiros meses da gestação”, explica a especialista. Ainda segundo a Dra Carolina, também é frequente o surgimento de algumas manchas, a partir do segundo trimestre. Nenhum desses problemas, porém, devem ser ignorados. Há formas de prevenir e mesmo tratar, com acompanhamento e orientação adequados, todas essas transformações na pele das gestantes.

“A maioria das futuras mamães acha que, quando engravida, não pode mais fazer nenhum tipo de tratamento de pele. Não é bem assim. Muitos produtos devem, sim, ser evitados, mas existem outros que podem ser usados desde o início da gestação. O médico é quem vai poder orientá-la. Por isso, desde que a grávida use cremes sob orientação de um Dermatologista especialista, ela pode se cuidar normalmente e ficar cada vez mais linda”, destacou a médica.

Ainda segundo a dermatologista Carolina Coelho, é fundamental que a grávida proteja sua pele dos raios solares e use cremes que hidratem a pele, para evitar as estrias nos últimos meses da gestação. “A estria é o afrouxamento dos ligamentos. Significa que a pele precisou esticar além da sua capacidade elástica e isso pode ser evitado com o uso adequado de cremes hidratantes”.

A  principal dica então para a gestante que quer cuidar da beleza ao longo dos nove meses é procurar um dermatologista e iniciar também o tratamento de pele. Só um profissional especializado poderá orientá-la quanto às substâncias que podem ser utilizadas sem indicar risco à formação e desenvolvimento do bebê. É importante também sempre partilhar com o obstetra as medicações e cremes que está utilizando durante a gestação.