Quem nunca tomou um medicamento sem receita médica após uma dor de cabeça ou febre? Ou nunca recebeu indicação de parentes ou amigos sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, esconde perigos que podem provocar graves consequências à saúde.

Tomar medicamentos por conta própria ou sem orientação adequada é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os medicamentos são a maior causa de intoxicação no país. Só em 2011, foram registrados 29.105 casos, 5 mil a mais que no ano anterior. Isso equivale a 29,47% do total de intoxicação verificado no território nacional. Destes, 44 resultaram em morte. Em 35% dos casos, as vítimas foram crianças menores de 10 anos. Para se ter ideia da gravidade da situação, o segundo maior causador de intoxicação, os agrotóxicos, são responsáveis por 4,49% do total de casos.
Para conscientizar a população sobre os riscos que envolvem a automedicação, o CRF/MG preparou uma grande mobilização no dia 04 de junho, quarta-feira. Farmacêuticos e estudantes vão orientar a população de Montes Claros que passar pela Praça Dr. Carlos Versiani. A ação acontece em parceria com a Associação dos Farmacêuticos de Montes Claros e com apoio das faculdades de Farmácia da cidade, e será realizada das 8h às 12h. Além de receber folhetos explicativos, as pessoas vão poder medir a pressão arterial e tirar dúvidas com os farmacêuticos.
Para o vice-presidente do CRF/MG, Claudiney Ferreira, a orientação do farmacêutico é tão essencial quanto o medicamento. “Todo medicamento, até o mais simples, pode causar reações adversas dependendo de cada organismo. Usá-los de forma errada pode mascarar alguma doença ou até fazer com que ela se torne ainda mais grave. Por isso a orientação do farmacêutico é tão importante”.
O material será disponibilizado para download no site do CRF/MG para os farmacêuticos que quiserem reproduzir a campanha em seus estabelecimentos.
Uso racional de medicamentos
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uso racional de medicamentos é quando o paciente recebe os medicamentos apropriados para as suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.
CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
DATA: 04 de junho
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Montes Claros (Praça Dr. Carlos Versiani)
Saiba mais em: www.crfmg.org.br/usoracional