Últimas Notícias

Saúde – Cintura acima de 109 cm reduz expectativa de vida

Ter 109 cm de circunferência abdominal ou mais pode diminuir em até cinco anos a expectativa de vida, mesmo que o Índice de Massa Corporal seja saudável, segundo especialistas da clínica Mayo, em Minnesota. Um estudo descobriu que homens e mulheres na condição são mais propensos a morrerem de doenças cardíacas, problemas respiratórios e câncer. As informações são do Daily Mail.

Mulheres com cintura com mais de 93 cm apresentaram risco de morte prematura 80% maior do que as com circunferência abdominal até 68 cm
Mulheres com cintura com mais de 93 cm apresentaram risco de morte prematura 80% maior do que as com circunferência abdominal até 68 cm

Os pesquisadores reuniram dados de 11 estudos diferentes, com mais de 600 mil pessoas em todo o mundo. Descobriram que homens com mais de 109 cm de cintura tinham taxa de mortalidade 50% maior do que os com a circunferência medindo até 88 cm. Segundo o estudo, o índice equivaleria a três anos a menos de expectativa de vida após 40 anos completos.

Quanto às mulheres, as com cintura acima de 93 cm apresentaram risco de morte prematura 80% maior do que as com circunferência abdominal até 68 cm. O risco para elas foi avaliado em cinco anos a menos de vida após os 40 anos. A cada dois centímetros a mais de cintura, o risco de mortalidade precoce subiu em 7% para os homens e 9% para as mulheres.