Últimas Notícias

Montes Claros – No aniversário da cidade: Sorteio do Minha Casa Minha Vida será feito de forma automatizada

Acontece nesta quinta-feira, 3 de julho, a partir das 8 horas, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, o sorteio de 1.159 casas do programa habitacional Minha Casa Minha Vida que serão entregues em Montes Claros.

Montes Claros - No aniversário da cidade: Sorteio do Minha Casa Minha Vida será feito de forma automatizada
Montes Claros – No aniversário da cidade: Sorteio do Minha Casa Minha Vida será feito de forma automatizada

Segundo Agnaldo Ferreira Andrade, diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, os programas de gerenciamento do processo de seleção foram desenvolvidos pela própria Prefeitura. Assim, foram criados softwarespara o cadastro dos candidatos (feito online, no site da Prefeitura); para a pré-seleção dos mesmos (levando em conta os critérios do programa, como número de filhos, renda familiar per capta, moradores de área de risco, entre outros); e para o próprio sorteio, que será totalmente automático, realizado através de algoritmos randômicos que garantirão que será feito de forma aleatória e sem nenhuma interferência humana.

Participarão do sorteio cerca de 12 mil pessoas, selecionadas entre aproximadamente 20 mil que se inscreveram no site (lista pode ser conferida aqui: http://emontes.montesclaros.mg.gov.br:8080/pmmv/indexlistaaptos.jsp). Destas, o programa de sorteio irá selecionar pouco mais de 1.500, número equivalente à quantidade de casas sorteadas mais 30%, para criar uma lista de espera. O próprio programa fará o sorteio levando em conta as cotas do programa (idosos e deficientes).

Programa desenvolvido pela Prefeitura garante a lisura do processo
Programa desenvolvido pela Prefeitura garante a lisura do processo

Não é necessário que as famílias cadastradas estejam presentes. As que forem sorteadas receberão, via correio, uma carta com a lista de documentos que devem ser encaminhados à Caixa Econômica para aprovação no programa. Posteriormente, essas famílias receberão a visita de assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social para averiguar a veracidade das informações fornecidas. Caso se verifique alguma discrepância, serão convocadas as famílias da lista de espera.

De acordo o diretor de habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Antônio Eustáquio Gomes, “nunca, em Montes Claros, o processo foi conduzido de forma tão transparente e responsável”. Para garantir a lisura do processo foram convidados para o dia do sorteio representantes da Caixa Econômica, do Ministério Público, da Polícia Federal e da Polícia Civil. O programa do sorteio foi avaliado pelo Conselho Municipal de Habitação e pela Caixa.
Os residenciais que serão sorteados são o Residencial Montes Claros, localizado no São Geraldo II (499 casas), e o Residencial Vitória II, localizado no Distrito Industrial (660 casas). Cada um dos imóveis possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço externa e aquecimento solar. Os imóveis já estão em construção e a previsão é que eles sejam entregues ainda este ano.