Um aplicativo promete dar ao usuário mais concentração em até 400% acima do normal ao usar “neurociência baseada em canais musicais”. O app Focus@will foi desenvolvido por neurocientistas da Califórnia, Estados Unidos, e usa músicas que foram selecionadas para ajudar pessoas a focar em suas atividades de estudo, trabalho e leitura, além de deixá-las fora de zonas de distração.
A equipe do app aponta em seu site que metade das pessoas está ouvindo o tipo de som errado no trabalho. Como músicas com letras, que são criadas para conectar as pessoas intelectualmente e emocionalmente, colocando-as na zona de distração.
A empresa criadora do aplicativo afirma que amplifica a atenção dos usuários ao engajar com o sistema límbico do cérebro nos dez canais musicais (clássica, focus spa, up tempo, alpha chill, cinemática, acústica, aquática, piano barroco e até para pacientes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) – este último ainda em testes). Além disso, o Focu@will permite que as pessoas se concentrarem em um ciclo de cem minutos completo, em vez de ser distraído e ter que focar novamente, destaca.
A versão básica do aplicativo está disponível gratuitamente para iPhone e aparelhos com o sistema Android. Mas para acessar todas as funcionalidades, é necessário comprar opções do aplicativo por 4,99 libras esterlinas (cerca de R$ 18,90) por mês ou 44,99 libras esterlinas ( o equivalente a R$ 189,20) por ano. As opções pagas possuem acesso ilimitado as músicas e rastreio de produtividade. Além disso, tem acesso em aparelhos múltiplos e permite aumentar e diminuir a intensidade das músicas escutadas. No modo gratuito, fica apenas na intensidade média.