Últimas Notícias

MG – Moradores de Pará de Minas protestam contra racionamento de água

Moradores do bairro Padre Libério, em Pará de Minas, região Central do Estado, protestam, nesta sexta-feira (11), pelo racionamento de água feito na cidade desde o primeiro semestre deste ano. Os moradores bloquearam a entrada do bairro com galhos e pneus queimados por eles, impedindo, assim, o trânsito no local. De acordo com a prefeitura de Pará de Minas, os moradores do bairro estão sem água há uma semana. O bloqueamento do bairro atinge, também, o trânsito do bairro Santos Dumont.
MG - Moradores de Pará de Minas protestam contra racionamento de água
MG – Moradores de Pará de Minas protestam contra racionamento de água

Em nota, a prefeitura da cidade afirma que o prefeito Antônio Júlio apoia a manifestação dos moradores, que cobram providências da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).  “A prefeitura já está tentando contratar, já para o início da próxima semana, mais caminhões-pipa e mais máquinas que serão utilizadas na perfuração de mais poços artesianos”, diz a nota. A nota informa ainda que a cidade foi declarada em Estado de Calamidade Pública.

A Copasa informou, também em nota, que em função do prolongado período de estiagem, foram adotadas ações emergenciais para manter o abastecimento na cidade, como o envio diário de cerca de 18 caminhões-pipa para reforçar o abastecimento na cidade e a perfuração de 46 poços artesianos profundos, sendo que 15 deles foram produtivos e 13 estão em operação, fornecendo cerca de 65 litros de água por segundo para o sistema de  abastecimento do município. “A solução definitiva para a situação do  abastecimento de água em Pará de Minas será o transporte de mais de 200 litros por segundo de água bruta do rio Paraopeba para a Estação  de Tratamento de Água da cidade”, diz a nota. A companhia afirmou ainda que o início das obras depende da renovação do contrato de concessão, vencido no dia 11 de outubro de 2009.