Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!
Senador mineiro Clésio Andrade renuncia ao mandato
Senador mineiro Clésio Andrade renuncia ao mandato

Senador mineiro Clésio Andrade renuncia ao mandato

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Clésio Andrade (PMDB-MG) renunciou, nesta terça-feira (15), ao mandato de senador. Em uma rede social, o político, que é um dos réus no mensalão tucano, informou que deixa o cargo por motivos de saúde e para se dedicar a um tratamento médico. O mandato dele terminaria no início de 2015.

Senador mineiro Clésio Andrade renuncia ao mandato
Senador mineiro Clésio Andrade renuncia ao mandato

O pedido de renúncia foi lido nesta tarde, em plenário, pelo presidente em exercício do Senado, o senador Jorge Viana (PT-AC). No ofício, o peemedebista informa que pede a renúncia “por motivo de acometimento de problema de saúde” e que precisará passar por tratamento durante o tempo que o resta de mandato.

“Não optei por licença, uma vez que considero prejuízo ao Erário público o recebimento sem o respectivo desempenho das funções e para ser coerente com a austeridade que imprimi durante todo o meu mandato de Senador com relação às verbas de representação e gastos com o gabinete”, justificou Andrade no ofício.

A carta de renúncia deverá será publicada no Diário do Senado desta quarta (16). Segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado, o segundo suplente, Antônio Aureliano Sanches de Mendonça, deve ser convocado a assumir o cargo. Andrade ocupava a vaga no Senado desde 2011, substituindo o titular do mandato Eliseu Resende, que morreu em janeiro daquele ano.

O político chegou a ser lançado como pré-candidato ao governo de Minas na disputa eleitoral deste ano. Em 23 de abril, entretanto, ele anunciou a desistência da pré-candidatura. Segundo o PMDB informou na época, ele aceitou a decisão do partido de se coligar ao PT. Também em abril ele se licenciou da presidência da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Sest Senat.

Menssalão tucano
De acordo com o Ministério Público, o esquema desviou recursos para a campanha eleitoral de Eduardo Azeredo, que concorria pelo PSDB, em 1998. O processo do peemedebista havia permanecido no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo foro privilegiado devido ao cargo de senador. A ação contra os demais réus corre na Justiça em Minas, inclusive o processo de Azeredo, que perdeu o foro ao renunciar em fevereiro deste ano.

De acordo com a assessoria Supremo Tribunal Federal (STF), o relator da ação penal, o ministro Luis Roberto Barroso, deve decidir se o processo de Clésio Andrade será enviado ou não para a 1ª instância da Justiça mineira. Barroso está em férias, e o caso deve ser analisado após retorno do recesso. Segundo a assessoria, a decisão poderá ser tomada individualmente ou levada a plenário, como ocorreu na situação de Eduardo Azeredo.

carta de renúncia de Clésio Andrade
carta de renúncia de Clésio Andrade

Veja a íntegra da carta de renúncia de Clésio Andrade lida no plenário do Senado:

“Sr. Presidente,
Venho, através deste, informar a V. Exª a minha decisão de renunciar ao meu mandato de Senador da República.
Faço-o por motivo de acometimento de problema de saúde (laudo médico anexo), que acarretará procedimentos e tratamentos que se estenderão pelo tempo que resta de meu mandato.
Não optei por licença, uma vez que considero prejuízo ao Erário público o recebimento sem o respectivo desempenho das funções e para ser coerente com a austeridade que imprimi durante todo o meu mandato de Senador com relação às verbas de representação e gastos com o Gabinete.
Nesses termos, renuncio ao meu mandato de Senador da República pelo Estado de Minas Gerais, agradecendo ao povo mineiro e aos Senadores dessa Casa, com a certeza de dever cumprido e de que deixo esse mandato a cargo de uma pessoa preparada para assumi-lo, o Sr. Antônio Aureliano Sanches de Mendonça, filho do saudoso ex-Vice-Presidente da República Federativa do Brasil, Sr. Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.
Solicito a imediata leitura deste Ofício em Plenário, bem como sua publicação.
Senador Clésio Soares de Andrade”.

 

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!