Últimas Notícias

MG – Novo trem de passageiros Vitória/Minas será inaugurado nesta terça-feira

Esta segunda-feira (4) foi dia de dar adeus para os atuais e tradicionais vagões do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). É que amanhã, terça (5), começa a circular a nova composição, mais moderna e toda climatizada. A partida acontece às 7h30 na estação de Belo Horizonte, e às 7h na Estação Pedro Nolasco em Cariacica, no Espírito Santo.

Nova frota irá integrar as composições que têm como destino o Espírito Santo
Nova frota irá integrar as composições que têm como destino o Espírito Santo

A nova composição foi projetada e fabricada na Romênia e segue tendências dos trens típicamente usados na Europa. Ela conta com 56 vagões climatizados com ar condicionado, sendo dez executivos e 30 econômicos. Os outros, são carros restaurante, lanchonete, geradores e exclusivo para cadeirantes. Os vagões executivos comportam 57 passageiros e os econômicos, 75. As janelas contam com vidros duplos, o que diminui o ruído externo.

As poltronas são maiores e mais confortáveis e todo o trem conta com sistema de câmeras de segurança. O banheiro segue tendências de sustentabilidade, como por exemplo com a substituição de papel toalha por ar quente. Além disso, a mecânica e elétrica do trem também foram repensados. As melhorias vão garantir mais segurança para os passageiros. “Tivemos melhoras de engenharia, principalmente no que se refere ao amortecimento, estabilidade e segurança”, explica o gerente de operações do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, Paulo Curto.

Ao longo do trajeto total, que dura 13 horas, o trem para apenas para embarque e desembarque em 30 estações mineiras e capixabas.

Compra de passagens

O preço da passagem não mudou: R$ 91 para a classe executiva e R$ 58 para a econômica. Ela pode ser comprada nas estações com no máximo 30 minutos de antecedência da saída do trem, ou pela internet (clique aqui).