Últimas Notícias

Montes Claros – A cidade de Montes Claros recebe seminário do INCRA

Foi realizada nesta terça-feira, 5, no Auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, a abertura do Seminário de Cadastro Rural, evento promovido pela Superintendência do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Minas Gerais, através de parceria com a Prefeitura de Montes Claros e a Sociedade Rural.

Montes Claros - A cidade de Montes Claros recebe seminário do INCRA
Montes Claros – A cidade de Montes Claros recebe seminário do INCRA

O Seminário termina na quinta-feira, 7, e tem a participação de representantes de 40 municípios das regiões norte e noroeste de Minas. O objetivo do evento, segundo Márcio Ferreira da Costa, gestor do Sistema Nacional de Cadastro Rural do INCRA, é capacitar os representantes dos municípios para orientar os produtores rurais sobre a necessidade de manter atualizados os cadastros de propriedades rurais. “No final deste ano será emitido o CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural), e para recebê-lo é preciso estar com o cadastro regularizado”, explicou Márcio, que disse existirem cerca de 50 mil propriedades rurais na região, sendo que 90% deste total é formado por pequenas propriedades, voltadas para a agricultura familiar.

O Seminário também será utilizado para divulgar as Salas de Cidadania, que são espaços do Incra, instalados nos municípios, que têm como foco principal auxiliar os assentados da reforma agrária a negociar e liquidar dívidas do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Minas Gerais têm apenas duas destas salas, mas já está sendo estudada a implantação em mais vinte municípios, inclusive Montes Claros.

Presente à solenidade de abertura, o secretário municipal de Agricultura de Montes Claros, Ildeu Maia, parabenizou a iniciativa do INCRA em descentralizar o atendimento aos produtores rurais, que “não precisam mais se deslocar para Belo Horizonte”.

O vice-prefeito de Montes Claros, José Vicente Medeiros, que possui uma farta experiência de atuação na área rural, disse que Montes Claros, por ser uma cidade-polo, está à disposição para ajudar os municípios da região no que for necessário. “Estamos às ordens, e temos todo o prazer em colaborar”, disse.