O Ministério Público Federal divulgou nesta quarta-feira (13) a instauração de procedimento para acompanhar os problemas provocados pelo baixo nível de água no Rio São Francisco, na região da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região central de Minas Gerais.
Desde o mês de julho, o MPF participou de reuniões com representantes da região para coletar informações a respeito do problema. Outro encontro será realizado no dia 19, na sede da Agência Nacional das Águas (ANA), em Brasília (DF).
O baixo nível da água do Rio São Francisco provocou a suspensão dos passeios do barco a vapor Benjamim Guimarães em Pirapora, no Norte de Minas. A medida, segundo a prefeitura, é evitar acidentes com o transporte. Ainda segundo a prefeitura, esta é a primeira vez, desde 2002, que o vapor fica ancorado por prazo indeterminado por causa do baixo nível de água no Rio.
Há cerca de três meses a cidade enfrenta problemas por causa do baixo nível de água do Rio. A situação piorou ainda mais após a Usina Hidrelétrica de Três Marias diminuir a vazão água liberada pela represa.