Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Mais Seções » Ciência » Vulcão tem erupção embaixo do gelo na Islândia

Vulcão tem erupção embaixo do gelo na Islândia

A vulcanologista Melissa Pfeffer afirmou que dados sísmicos indicam que a lava está derretendo o gelo embaixo da geleira Vatnajokull
A vulcanologista Melissa Pfeffer afirmou que dados sísmicos indicam que a lava está derretendo o gelo embaixo da geleira Vatnajokull

O Escritório de Meteorologia da Islândia disse que uma erupção subglacial está ocorrendo no vulcão Bardarbunga, que foi atingido por milhares de terremotos durante a última semana.

A vulcanologista Melissa Pfeffer afirmou que dados sísmicos indicam que a lava está derretendo o gelo embaixo da geleira Vatnajokull. Segundo ela, não está claro quando, ou se, a erupção derreterá o gelo, enviando sedimentos e cinzas para o ar. 

A Islândia elevou neste sábado para vermelho o alerta de aviação do país por causa do vulcão, indicando que algum tipo de erupção ou é iminente ou está em curso.

Milhares de pequenos terremotos atingiram o Bardarbunga, na última semana, e a atividade sísmica aumentou hoje depois de uma paralisação na sexta-feira. O alerta vermelho é o mais alto de uma escala de cinco pontos.

Cientistas planejavam voar sobre o geleira onde está localizado o vulcão neste sábado para avaliar as mudanças no superfície, mas não ficou claro se fariam de fato o voo.

No início da semana, as autoridades retiraram centenas de pessoas do norte da geleira Vatnajokull como uma medida de precaução. A região desabitada é popular entre pessoas que praticam trilhas.

A erupção do vulcão Eyjafjallajokul em 2010 produziu uma nuvem de cinzas que provocou uma semana de caos aéreo internacional, com mais de 100.000 voos cancelados. Após o incidente, reguladores da aviação modificaram as políticas para voos através de cinzas e uma nova erupção não deverá provocar muitos cancelamentos.

Especialistas disseram que o magma está se movimentando embaixo da geladeira, mas até agora só se movimentou horizontalmente a uma profundidade de 5 a 10 quilômetros. O vulcão entrará em erupção se o magma subir e derreter o gelo que o encobre.

Associated Press

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)