Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Mais Seções » Ciência » Terremotos abalam vulcão islandês em alerta vermelho

Terremotos abalam vulcão islandês em alerta vermelho

Neste domingo, um terremoto de 5,1 e outro de 5,3 graus na escala Richter abalaram o vulcão
Neste domingo, um terremoto de 5,1 e outro de 5,3 graus na escala Richter abalaram o vulcão

Dois fortes terremotos abalaram neste domingo (24) o principal vulcão da Islândia, o Bardarbunga, depois que as autoridades elevaram o nível de alerta a vermelho por um risco iminente de erupção, anunciou o Serviço Meteorológico Islandês (IMO).

Em 2010, a erupção de outro vulcão, o Eyjafjallajökull, provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempos de paz, com mais de de 100.000 voos anulados em um mês e mais de oito milhões de passageiros bloqueados.

Neste domingo, um terremoto de 5,1 e outro de 5,3 graus na escala Richter abalaram o vulcão. Estes foram os tremores mais intensos desde o início do atual ciclo sísmico na semana passada.

Gunnar Gudmundsson, do IMO, declarou ao canal de televisão público RUV que é difícil saber se os terremotos indicam um aumento do risco de erupção.

No sábado, a Islândia elevou para vermelho o nível de alerta e proibiu o tráfego aéreo sobre o maior vulcão do país.

Apesar do fechamento do espaço aéreo na região, todos os aeroportos islandeses permaneciam abertos, segundo as autoridades.

O vulcão Bardarbunga, de mais de 2.000 metros de altura, fica abaixo da maior geleira islandesa, a Vatnajökull.

Os cientistas acreditam que se o Bardarbunga entrar em erupção, poderia provocar problemas ao tráfego aéreo no norte da Europa e do Atlântico com a emissão de cinzas. Também poderia provocar importantes danos na Islândia, especialmente inundações pelo derretimento do gelo.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)