Últimas Notícias

Eleições 2014 – Marina encosta em Dilma no primeiro turno e venceria no segundo, diz Ibope

Marina encosta em Dilma no primeiro turno e venceria no segundo
Marina encosta em Dilma no primeiro turno e venceria no segundo

Pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (26) mostra um cenário favorável para a ex-senadora Marina Silva (PSB/Rede) na corrida presidencial. No cenário do primeiro turno, a acriana aparece com 29%; bem a frente do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), que tem 19%; e encostando na presidente Dilma Rousseff (PT), que ficou com 34%. Mas, se a eleição fosse hoje, Marina sairia vitoriosa.

Na simulação de segundo turno, a ex-senadora lidera a preferência do eleitorado com 45% das intenções de voto. De acordo com o instituto, Dilma perderia a disputa com 36%. No início da tarde, surgiram várias especulações em torno dos números da pesquisa.

Marina assumiu como candidata ao Planalto, substituindo o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que faleceu no último dia 13 de agosto.

A ex-senadora, porém, tem a vantagem de ser mais conhecida do eleitorado nacional e de ser identificada com uma postura política mais ética. Além disso, a morte de Eduardo gerou um sentimento de comoção nacional. Nas eleições em 2010, a postulante obteve cerca de 20 milhões de votos.

O último levantamento divulgado pelo Ibope, no dia 7 de agosto, mostrava Dilma com 38%, Aécio apareceu com 23%¨e Eduardo Campos estava com 9%. Os números apresentavam resultado relativamente similar desde maio.

O levantamento foi encomendado pelo jornal o Estado de S. Paulo e pela Rede Globo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Marina Silva dará em entrevista no Jornal Nacional nesta quarta-feira (27). Ela será entrevistada pelos âncoras do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão; e pelo Jornal das Dez, da Globonews.