Publicidade

Inicio » Mais Seções » Ciência » Fóssil achado na Tanzânia revela nova espécie de dinossauro gigante

Fóssil achado na Tanzânia revela nova espécie de dinossauro gigante

Um fóssil encontrado na Tanzânia permitiu a descoberta de uma nova espécie de dinossauro herbívoro gigante, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira.

Ossos do animal, batizado de Rukwatitan bisepultus, foram encontrados na região de Rukwa, no sudoeste da Tanzânia.

Fóssil achado na Tanzânia revela nova espécie de dinossauro gigante
Fóssil achado na Tanzânia revela nova espécie de dinossauro gigante

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

O herbívoro, com o peso de vários elefantes, tinha patas dianteiras de cerca de dois metros de altura, segundo o Journal of Vertebrate Paleontology.

Mas o Rukwatitan é menor que seu primo Dreadnoughtus, descoberto na semana passada na Argentina. O esqueleto deste dinossauro, que deveria pesar cerca de 60 toneladas, é o mais completo já descoberto entre os dinossauros herbívoros gigantes, conhecidos como titanossauros.

O Rukwatitan bisepultus viveu há 100 milhões de anos.

Os cientistas já descobriram cerca de 30 fósseis de titanossauros, principalmente na América Latina, mas apenas três na África.

“O que sabemos da evolução dos titanossauros vem, principalmente, dos numerosos achados na América Latina, um continente que se separou da África durante a primeira metade do cretáceo superior”, explicou Eric Gorscak, biólogo da Universidade de Ohio.

“Com a descoberta do Rukwatitan e o estudo do vizinho Malawi começamos a preencher um vácuo importante”.

AFP

Leia Também

IFNMG abre inscrições para 1.500 vagas em 11 cursos gratuitos

IFNMG abre inscrições para 1.500 vagas em 11 cursos gratuitos

* Por: Jornal Montes Claros - 25 de setembro de 2018. IFNMG abre inscrições para …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).