Últimas Notícias

Montes Claros – Outubro Rosa: Campanha de conscientização alerta as mulheres sobre o câncer de mama‏

Chegou o mês de outubro, e com ele mais uma edição da campanha internacional Outubro Rosa, que tem como objetivo despertar as mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de tumor mais comum entre as mulheres.  Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), serão mais de 57 mil novos casos deste câncer no país até o final de 2014, sendo esta a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira.

Montes Claros - Outubro Rosa: Campanha de conscientização alerta as mulheres sobre o câncer de mama‏
Montes Claros – Outubro Rosa: Campanha de conscientização alerta as mulheres sobre o câncer de mama‏

Para ajudar a melhorar esta realidade foi lançada oficialmente, em Montes Claros, a edição 2014 da campanha, que este ano traz como tema “Não Enrola, Sueli”. Segundo Fabrícia Andrade, coordenadora do programa Outubro Rosa em Montes Claros, o tema escolhido tem a ver com o fato de que as mulheres estão acostumadas a cuidar da saúde de todos da casa, mas tendem a neglicenciar os cuidados com elas mesmas. Assim, a campanha incentiva as mulheres com idade entre 40 e 69 anos a agendarem sua mamografia gratuitamente, através do telefone 155.

O lançamento, que aconteceu na sede da AMAMS, teve a presença do secretário municipal de Atenção Primária à Saúde, Danilo Narciso, que chamou a atenção para o fato de que hábitos saudáveis reduzem consideravelmente as chances das mulheres contraírem câncer de mama. Ele citou obesidade, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo como fatores de risco que devem ser evitados.

A programação e ações do Outubro Rosa incluem: 

– iluminação da cor rosa em hospitais, na Unimontes, Igreja do Morrinhos e sede da Prefeitura; 

– Exposição no Shopping Ibituruna, a partir do dia 10; 

– Dia 19: evento de Corrida e Caminhada, em parceria com a Associação Presente. Concentração na Praça dos Jatobás, a partir das 7h30. 

– Dia 21: grande evento de conscientização e prestação de serviços de saúde na Praça Dr Carlos, entre 9 e 17 horas. No local serão recolhidas doações de cabelo para a confecção de perucas, que serão dadas para mulheres em tratamento oncológico.