Na região do Projeto Jaíba, tradicional produtora de frutas do Norte de Minas, uma experiência pode aumentar as chances de exportação desta variedade de banana. No dia 14/10 um contêiner com aproximadamente seis toneladas, parte do porto de Salvador com destino a Lisboa. O projeto é fruto de uma pesquisa que visa estender o período de conservação pós-colheita da banana prata anã, produzida no Arranjo Produtivo Local de Fruticultura na região do Jaíba. “Esse tipo de banana ainda não é comercializada na Europa; tida como uma fruta exótica. O avanço vai permitir um expressivo ganho de competitividade para os produtores e abertura de um novo e importante mercado consumidor”, diz a gerente de Desenvolvimento Industrial da FIEMG, Simone Porto. O contêiner deverá chegar a Lisboa no dia 7 de novembro.
O grupo está trabalhando com apoio e orientação do Sistema FIEMG, dos técnicos do Sebrae Minas, do governo do Estado, com a Abanorte, com apoio do BID, dentro do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais. A intenção é fazer com que a fruta chegue fresca, ainda verde, no ponto ideal de maturação ao destino final. Os pesquisadores avaliam uma série de variáveis como a conservação pós-colheita de frutos colhidos em diferentes estágios de desenvolvimento e de temperatura, os efeitos de absorvedor de etileno combinado com atmosfera modificada por embalagem plástica na conservação pós-colheita e os efeitos da atmosfera controlada na conservação.
Foram realizados testes no laboratório de pós-colheita da Unimontes para definir os parâmetros ideais de maturação, características físicas e de colheita da banana prata anã, objetivando a conservação dos frutos durante o período de exportação via container para o continente europeu.
Os testes em laboratório foram realizados de dezembro de 2012 a junho de 2014. Os frutos do teste foram colhidos em fazenda selecionada e de acordo com os parâmetros determinados nos testes de laboratório e com os padrões internacionais de exportação de alimentos.
No dia 07 de novembro, a equipe da FIEMG e produtores da região do Jaíba estarão presentes no Porto de Lisboa para acompanhar a abertura do contêiner e verificar a efetividade da tecnologia desenvolvida para essa exportação, bem como cumprir uma agenda de prospecção de mercado que inclui a articulação com grandes compradores da Europa.