Últimas Notícias

Norte de Minas – Sem balsa, o jeito é improvisar em Itacarambi

Com a vazão do rio São Francisco na região remota de Itacarambi, no Norte de Minas, por não ter uma ponte que liga a cidade até Jaíba, dezenas de pessoas estão tendo dificuldades de atravessar o rio São Francisco até as cidades próximas. Antes quando o rio estava com o nível normal, a balsa atravessava os veículos de 1 em 1 hora, mas teve que interromper o serviço devido a seca do rio.

Norte de Minas - Sem balsa, o jeito é improvisar em Itacarambi
Norte de Minas – Sem balsa, o jeito é improvisar em Itacarambi

Muitas pessoas ficaram prejudicadas com a prestação de serviço, agora quem precisa trabalhar tem que passar por uma situação difícil. Com leito do rio bastante reduzido, os barqueiros que ainda conseguem navegar pelo rio, aproveitam para transportar os motociclistas nos barcos improvisando o embarque das motos de forma um pouco inseguro.

O técnico em antenas parabólicas,  Galego Sat é um desses usuários que precisa utilizar os serviços dos barqueiros. Sem opção para se locomover na travessia da balsa ele optou em usar os barcos. Sabendo que o risco eminente é muito grande porque este tipo de transporte não tem segurança nenhuma. Varias pessoas que trabalham no outro  lado do rio optaram em fazer esta travessia, com hora agendada. Professores, trabalhadores rurais, e moradores de outras localidades estão usando os serviços

Enquanto o rio não enche, dezenas de usuários estarão usando esses barcos para o trabalho.

Por Vailton Ferreira