Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Chuva chega no Norte de Minas e produtores rurais estão esperançosos com a mudança climática

Norte de Minas – Chuva chega no Norte de Minas e produtores rurais estão esperançosos com a mudança climática

As áreas de instabilidade não dão trégua em boa parte do Sudeste e, desta vez, nuvens carregadas provocam chuva em locais onde o tempo estava seco há mais de 160 dias. É o caso do Norte de Minas, próximo da divisa com o Estado da Bahia, região mais afetada pela seca. Já são 137 municípios em estado de emergência por causa da estiagem.

Norte de Minas - Chuva chega no Norte de Minas e produtores rurais estão esperançosos com a mudança climática
Norte de Minas – Chuva chega no Norte de Minas e produtores rurais estão esperançosos com a mudança climática

A população e o setor agropecuário sofrem com a situação. As pastagens da região estão com apenas 10% de água disponível no solo, sendo que o valor ideal é de cerca de 60%. No entanto, o alívio chegou para amenizar esse quadro.

Montes Claros, cidade que passou setembro inteiro sem precipitações, teve na virada do mês um volume de chuva de 37 milímetros, que superou a média esperada para o período. Outubro também já iniciou com chuva.

Na cidade de Guarda Mor, só nas últimas 24 horas o volume acumulado chegou a 45 milímetros, o que representa 35% da média.

Os Estados vizinhos também foram beneficiados. Produtores ansiavam por chuva para garantir o plantio da na região.

Em agosto, praticamente não choveu no Estado, o que é normal para a época do ano.

Setembro não acumulou mais do que 40 milímetros em algumas cidades, mas em apenas três dias de outubro, já foram registrados mais de 20 milímetros de chuva para começar a reverter o déficit hídrico.

Leia Também

Encontro - Mel Soares

Curta metragem “Encontro” será exibido na próxima semana em Montes Claros

* Por: Jornal Montes Claros - 16 de junho de 2018. Curta metragem “Encontro” será …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).